18/11/2015 - 14:52 | última atualização em 26/11/2015 - 11:55

Caarj lança campanha Fome de Leitura

Caarj e redação da Tribuna do Advogado

As bandeiras contra a miséria e a fome, e em favor da educação e da solidariedade, moveram o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, ao longo de sua trajetória e fizeram com que ele criasse, em 1993, a ONG Ação da Cidadania, que estimula a participação cidadã na construção e na melhoria das políticas públicas sociais.

Unindo-se à causa, a Caarj e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançam no dia 23 de novembro, juntamente com a Ação da Cidadania, a campanha Fome de Leitura. O evento será na Livraria Cultura, no Centro, às 10h.

​O objetivo da campanha é arrecadar livros de literatura infantojuvenil para serem doados à ONG e contribuir de forma qualitativa para a erradicação do analfabetismo funcional.​

Os escritores Arnaldo Niskier e Bia Bedran apadrinharam o projeto e, para colaborar, ​autografaram e doaram livros. Membro da Academia Brasileira de Letras, Niskier declarou: “É uma iniciativa abençoada. O país conta com 14 milhões de analfabetos puros e mais de 40 milhões de analfabetos funcionais. É uma tragédia nacional e a sociedade precisa se mobilizar”.

Segundo pesquisas do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa, dados do analfabetismo funcional no Brasil são alarmantes. A pesquisa aplica um teste avaliando habilidades de leitura, escrita e matemática, e seu resultado mostrou que o domínio pleno da leitura vem sofrendo queda entre todos os entrevistados, tendo eles concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Superior. Dados da Unesco endossam a pesquisa: somente 14% da população brasileira tem o hábito de ler.

Daniel Souza, assessor especial da Ação da Cidadania, celebra a parceria: “Sabemos da importância da leitura num país onde, historicamente, ela não é valorizada. É fundamental oferecer às crianças e aos jovens essa porta para o mundo que é a leitura”, acrescentou.

Para o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, a advocacia, unida, pode dar uma parcela significativa de contribuição para que haja a superação de algumas urgências sociais. “Nosso objetivo é chamar a atenção para a necessidade de estimular a leitura entre crianças e jovens. A parceria com a Ação da Cidadania é fundamental pelo seu histórico de engajamento e de luta permanente”, frisou Oliveira.

As coletas dos livros acontecerão nas subseções da Ordem dos Advogados em todo o estado do Rio e as doações serão repassadas à Ação da Cidadania, que as distribuirá em seus 37 espaços de leitura e 17 creches.

Onde doar?

Os postos de coleta foram instalados em diversas localidades do estado. Veja a lista completa abaixo.

Postos de coleta

OAB/Três Rios
Avenida Tenente Enéas Torno, 201
OAB/Santo Antônio de Pádua