11/01/2010 - 16:06

Britto diz que OAB manterá luta para cassar Arruda no DF

Do Jornal do Commercio

11/01/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse ainda que a entidade manterá a luta em prol do impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de secretários e deputados distritais supostamente envolvidos no esquema de propina apurado em inquérito que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Ordem não recuará um milímetro em sua posição de cobrar o impeachment do governador Arruda e dos demais envolvidos no escândalo, afirmou Britto, durante entrevista na sede do Conselho Federal da OAB.

Britto disse que a posição da OAB favorável à cassação de Arruda e dos envolvidos no chamado mensalão do DEM será reafirmada à Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde tramita o processo de impeachment, durante a reabertura do caso, no próximo dia 11. Ele também afirmou que a entidade é contrária à volta ao cargo do presidente afastado da Câmara Legislativa, deputado Leonardo Prudente. Sua volta ofenderia a consciência cívica da sociedade brasileira, sustentou, referindo-se ao parlamentar que aparece nos vídeos escondendo nas meias a propina que recebe das mãos do ex-secretário de Arruda, Durval Barbosa.

Sumiço

O site da OAB do Distrito Federal saiu do ar na sexta-feira, depois que notícias envolvendo o governador José Roberto Arruda (sem partido) foram retiradas da página. Segundo a assessoria da OAB-DF, o site está sendo reformulado para apresentar os dados da nova gestão da entidade. A previsão é que a página volte ao normal até hoje.

A assessoria explicou que as notícias da gestão 2008-2009 voltarão ao ar. A retirada aconteceu por uma falha técnica, segundo a OAB-DF. As páginas, que mostravam reportagens sobre o escândalo do mensalão do DEM, sumiram dias após o novo presidente da entidade, Francisco Caputo, tomar posse do cargo. Caputo é membro do escritório de advocacia que defende Arruda.

Logo após o surgimento das imagens do escândalo, a OAB-DF, então presidida por Estefânia Viveiros, protocolou na Câmara Legislativa pedido de impeachment contra Arruda e de cassação dos deputados envolvidos no caso.