14/10/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Blitzes eletrônicas serão a nova arma contra devedores de IPVA

Blitzes eletrônicas serão a nova arma contra devedores de IPVA

 

 

Do jornal O Globo

 

14/10/2009 - Uma parceria entre o Detran e a CET-Rio, que será selada hoje, vai permitir, até o final deste ano, o lançamento das chamadas blitzes eletrônicas no Rio.

 

Por meio de um convênio, o Departamento de Trânsito terá acesso às imagens captadas pelas 25 câmeras com CCR - que fazem a leitura das placas dos veículos - e assim será possível identificar automaticamente aqueles com problemas de documentação, inclusive IPVA. As informações do banco de dados do Detran serão repassadas para os palm-tops das equipes do órgão nas ruas que, assim, só vão parar os motoristas que estiverem trafegando fora da lei.

 

"Não precisaremos mais parar todos os carros e digitar o número de placa para o sistema do Detran verificar a situação do veículo e do motorista. Tudo será automático.Num primeiro momento, isto será feito a partir das câmeras fixas, que hoje são 124 por toda a cidade", explicou ontem o presidente do Detran, Fernando Avelino. "Mas já estamos licitando a compra de quatro veículos equipados para fazer varreduras móveis. Com eles, também vamos gerar imagens para fiscalizar as blitzes".

 

 

No futuro, sistema também combaterá roubos e furtos

 

Avelino acredita que, mais adiante, as blitzes eletrônicas vão contribuir para reduzir indicadores de criminalidade, como roubos e furtos de veículos.

 

"Nunca houve uma parceria de tamanha expressão como ferramenta administrativa e de logística entre a prefeitura e o estado no Rio. Já temos em mente grandes projetos que poderão ser desenvolvidos a partir de agora, mas eu tenho certeza que, ao dar início à operação, vamos descobrir outros tantos que a gente nem imaginava", afirmou o presidente do Detran.

 

A assinatura do convênio será às 11h, no Detran. Estarão presentes a presidente da CETRio, Cláudia Secin; o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão; e o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner.

 

A previsão é de que, até o final de 2010, outras câmeras que lêem placas sejam instaladas, aumentando as áreas da cidade monitoradas.
Abrir WhatsApp