13/08/2013 - 17:08 | última atualização em 13/08/2013 - 17:09

Bichara explica economia financeira do Simples

Com a participação dos presidentes ddo Conselho Federal e da OAB/RJ, Marcus Vinicius Furtado e Felipe Santa Cruz, foi realizado, dia 7, um debate sobre as vantagens da inclusão da advocacia no sistema Simples Nacional. Objeto de projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, o assunto foi abordado, também, em matéria publicada na edição de julho da Tribuna do Advogado. Nesta terça-feira, dia 13, o advogado divulgou uma apresentação que pode ajudar os colegas a entender as novas regras de tributação.

Em apresentação feita aos presentes, o procurador especial tributário da OAB Nacional, Luiz Gustavo Bichara, explicou de forma prática a economia financeira que a medida representaria para os advogados. Ele lembrou, ainda, a importância da atuação política da Ordem no caso. "Foram fundamentais as articulações no Congresso e a demonstração da relevância do tema para a classe", ressaltou.

Os presidentes das comissões nacional e seccional de assuntos tributários, respectivamente Jean Cleuter Mendonça e Maurício Faro, também defenderam a causa. Enquanto Mendonça lembrou a desburocratização com a possibilidade de quitar todos os impostos de forma unificada, Faro destacou, além dos benefícios monetários, outras melhorias que a medida traz. "O projeto aperfeiçoa a cidadania ao permitir a regularização fiscal de muitos colegas", disse.

Para Furtado, a expectativa é que o projeto seja votado ainda em 2013. "Já conseguimos que todas as lideranças assinem o regime de urgência para a matéria. Espero que a aprovação seja ainda neste semestre", disse.

Desde sua campanha para assumir a presidência da Seccional, Felipe levanta a bandeira do Simples Nacional para a advocacia. Durante o evento, ele reafirmou a correção da medida e a importância do tema. "A inclusão no sistema tributário simplificado trará grandes benefícios, especialmente para advogados em início de carreira e resultará em mais formalidade para o mercado de trabalho", elogiou.