26/08/2015 - 14:46 | última atualização em 26/08/2015 - 14:49

COMPARTILHE

Beltrame afirma que faltam 30 mil policiais no RJ para modelo ideal

site G1

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou nesta quarta-feira, 26, que o estado tem um déficit de 30 mil policiais para atingir o modelo ideal para a segurança pública. De acordo com ele, a secretaria tem autorização da Alerj para contratar 62 mil policiais até 2016, porém, na opinião de Beltrame, o efetivo total deveria ser de 90 mil.
 
"Nós temos uma deficiência grande tanto em policiais civis quanto em policiais militares. Em 2008, nós fizemos um estudo que até 2016 nós queríamos colocar nos quadros 62 mil policiais. Não que isto seja a necessidade que se tem, eu particularmente acho que nós precisaríamos trabalhar na facha dos 90 mil policiais. Agora, a autorização que nós temos da Assembleia Legislativa para atingir esse número de 62 mil é até o ano que vem. Depois, teremos que fazer um novo pedido e a Alerj irá analisar para ver se permite a abertura de novos concursos. O déficit que temos é de 30 mil, de 62 para chegar aos 90", afirmou.
 
Apesar de admitir que o Rio está com falta de policiais, o secretário afirmou ainda que novos PMs e policiais civis estão sendo contratados. De acordo com ele, novos seis mil policiais militares irão começar a trabalhar a partir de outubro. "Mas agora em outubro, começamos a chamar 6 mil que estão aprovados no concurso da Polícia Militar. Ontem nós demos posse a 60 peritos e mais 100 oficiais de cartório. O que eu posso dizer a população é que hoje existe uma política de recuperação de efetivo e de expansão do efetivo", disse Beltrame.
 
A declaração foi dada durante um encontro com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, Antônio José Barbosa da Silva. Na reunião da manhã desta quarta-feira era discutido assuntos como segurança na Região Metropolitana, efetivo policial em escolas, além de comemorar os 188 anos de fundação dos cursos jurídicos no Brasil.
Abrir WhatsApp