29/04/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Belford Roxo ganha nova vara de família, mas sem juiz

29/04/2011 - A partir do dia 14 de abril, o município de Belford Roxo passou a contar com a 3ª Vara de Família. Na cerimônia de inauguração, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, justificou a criação da serventia pelo crescimento da região. "Nós, o Poder Judiciário, estamos tentando prover essas comunidades com o que há de melhor", declarou. 

De acordo com o presidente da Subseção de Belford Roxo, Abelardo Tenório, a criação da serventia é útil, mas não resolve o problema. "Essa 3ª Vara é uma esperança de melhora na prestação jurisdicional, já que pode ajudar a desafogar as demais varas, mas sem um juiz-titular, a situação não muda muito", disse ele, informando que a magistrada responsável pela 2 ª Vara de Família, Vera Maria Cavalcanti de Albuquerquem - que também preside o Fórum - vai assumir a nova serventia. "Como um só juíza pode dar conta de toda essa demanda?", questionou.

Ainda segundo Tenório, o presidente do TJ prometeu a realização de um concurso para magistrados em breve, o que solucionaria o impasse em relação às varas de Belford Roxo e também de outros municípios, onde a situação se repete. "O Tribunal estima que faltem mais de 160 juízes em todo o estado", declarou Tenório. 

Atualmente, as 1ª e 2ª varas de Família de Belford Roxo somam um total de 14.446 processos no acervo geral. A 1ª Vara de Família, da Infância, da Juventude e do Idoso da comarca recebe uma média de 346 processos por mês, enquanto entram na 2ª Vara de Família em torno de 281 ações mensalmente. 

Apesar do trabalho dobrado, a juíza comemorou a inauguração. "A instalação da 3ª Vara de Família vem atender uma demanda crescente do País pela Justiça", afirmou Vera Maria.

Abrir WhatsApp