24/11/2011 - 15:09

Barroso encerra Conferência lançando dez propostas para o país

site do Conselho Federal e redação da Tribuna do Advogado

Um dos mais importantes constitucionalistas do país, o advogado Luís Roberto Barroso apresentou, nesta quinta-feira, dia 24, ao fazer a palestra de encerramento da XXI Conferência Nacional dos Advogados, um decálogo de propostas para o país nos próximos dez anos, “uma jornada em busca da igualdade de oportunidades, da vida boa e da boa-fé objetiva”, como ele mesmo sintetizou.

Tendo a democracia como premissa, o desenvolvimento como meio e a dignidade como fim, Barroso elencou suas propostas para melhoria do Judiciário, do Executivo e da sociedade brasileira.

Para o professor de Direito da Universidade Estadual do Estado do Rio (Uerj), a democracia – ou o “constitucionalismo democratico” – traduz a ideia de soberania popular, uma fórmula política baseada no respeito aos direitos fundamentais e fundada na cooperação de pessoas livres e iguais. “Nesse ambiente, o conceito de povo assume uma dimensão humanistica, identificando o conjunto de pessoas ligadas entre si por uma parceria histórica, que se manifesta em valores, projetos comuns e compromissos com as gerações futuras. O constitucionalismo democrático tem por fundamento a dignidade da pessoa humana”.

Quanto ao desenvolvimento, Barroso o classificou como “um processo de aprimoramento das condições da sociedade”, compreendendo diferentes elementos e dimensões. Em sua dimensão econômica, o desenvolvimento estaria associado à geração de riquezas. Na dimensão social, estaria ligado à distribuição das riquezas e à qualidade geral de vida da população.

Já a dignidade, segundo o jurista, transformou-se em um dos grandes consensos éticos do mundo ocidental. “Do valor intrínseco de cada pessoa decorrem os direitos fundamentais à vida, à igualdade e à integridade física e psíquica. Para poder ser livre, igual e capaz de exercer sua cidadania, a pessoa tem de viver sem privações e ter acesso a um mínimo de condições para uma vida digna, incluindo educação e saúde básicas, renda mínima e informação”.

A partir desse quadro, Barroso identificou os dez temas que precisariam ser explorados para melhorias no país.