09/09/2009 - 15:49

COMPARTILHE

Barra e Ilha lançam serviço de Protocolo Integrado do TRT

Barra e Ilha lançam serviço de Protocolo Integrado do TRT

 

Da redação das Tribuninhas

09/09/2009 - A partir desta quinta, dia 10, as Subseções da Barra da Tijuca e da Ilha do Governador passam a oferecer o serviço de Protocolo Integrado (ou Conveniado) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1). Um convênio de cooperação técnico-institucional firmado com o TRT, semelhante ao assinado com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), permitiu a instalação do posto, inteiramente financiado pela OAB. O TRT apenas treina os funcionários da Ordem que ficarão responsáveis pela prestação do serviço, quatro no total. 

O presidente da Seccional, Wadih Damous, destaca que a parceria é benéfica para advogados, juízes e também para a sociedade. "O Posto de Protocolo Conveniado evita que os tribunais fiquem assoberbados. Já os advogados poderão protocolar sua petição confortavelmente, perto de seu escritório", explicou ele. Nos postos, o advogado pode protocolar tudo que disser respeito a processos em andamento, com apenas algumas restrições: ele não pode, por exemplo, protocolar pedidos de adiamento de audiências ou de suspensão de praça ou leilão.

Wadih lembra que outras subseções podem solicitar a instalação de um Posto Integrado.  O presidente da Subseção da Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda, assinala que a parceria contribui para o aumento da representatividade do TRT, uma vez que nas subseções onde há o Protocolo Integrado pelo menos dois funcionários da Ordem executam funções de serventuários do Tribunal. O presidente da OAB/Barra da Tijuca, Luciano Bandeira, comemora o fato de o crescimento da 57ª Subseção - a segunda maior do Estado, com quase sete mil inscritos - ser proporcional à oferta de novos serviços

Conforto e comodidade

Há trinta anos militando na Subseção da Ilha do Governador, Ângela Maria Antunes de Alencar diz que o advogado já sai lucrando com o convênio só por não ter que enfrentar os engarrafamentos da Ilha até o Centro do Rio.

O advogado Permínio Ottati de Menezes está convicto de que a parceria promove comodidade e, principalmente, rapidez nos processos.

"Todos são beneficiados pelo convênio, inclusive os cidadãos que necessitam da Justiça trabalhista".

Abrir WhatsApp