09/04/2012 - 16:38

COMPARTILHE

Autismo é debatido em palestra e programa de TV

redação da Tribuna do Advogado

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último dia 2, foi o mote para que o tema fosse trazido a debate pela Seccional. Será realizada, em sua sede, nesta sexta-feira, dia 13, a palestra Autismo: conhecer e agir. Seguindo a discussão sobre o tema, seu programa de TV, Direito em Debate, contou, na edição desta terça-feira, dia 10, com a participação do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da Seccional, Geraldo Nogueira; o conselheiro da Seccional Cláudio Sarkis e a psicóloga Vanessa Mussi.
 
A ausência de políticas públicas que tratem dos cerca de dois milhões de autistas existentes no Brasil foi citada pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, na abertura do programa. Ele lembrou, ainda, o desconhecimento da maior parte das pessoas sobre o assunto.
 
Nogueira destacou a preocupação da OAB/RJ, por meio da CDPD, em apresentar os problemas à sociedade. "É preciso conhecer para não excluir. Uma atitude proativa é fundamental para recebermos as pessoas portadoras de deficiência no meio social", declarou.
 
Especialista no assunto, Vanessa deu uma definição geral dos portadores de autismo. "São pessoas que apresentam de dificuldade no desenvolvimento global e que precisam de suporte tanto na área de terapia e educação, quanto para se sentirem incluídas", explicou, antes de apresentar números "A cada 150 crianças nascidas, uma é autista e de cada cinco portadores, quatro são meninos. É uma síndrome predominantemente masculina", completou.
 
Sarkis, que possui um filho autista, abordou as dificuldades enfrentadas pelas famílias. Segundo ele, o primeiro enfrentamento é o diagnóstico. "Geralmente é fechado entre cinco e quatro anos de idade. Se pesquisam diversas questões para se chegar ao autismo", afirmou. Ele criticou, também, o despreparo oferecido pela rede pública. "O serviço oferecido pelo governo se encontra completamente desaparelhado para atender quem precisa. O calvário das famílias, especialmente as mais pobres, é enorme", constatou.
 
O Direito em Debate é transmitido pela Rede Vida todas as terças-feiras, às 21h, está disponível na TV OAB/RJ.
Abrir WhatsApp