24/07/2017 - 14:24 | última atualização em 02/08/2017 - 14:40

Audiência pública debaterá as diretrizes curriculares nos cursos de Direito

O Rio de Janeiro sediará a primeira audiência pública com a intenção de debater as novas diretrizes curriculares para o curso de Direito e a Lei 10.639. O evento será realizado em conjunto pelas comissões da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CNVENB) e de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB e deve se repetir em outras seccionais do país. O encontro será realizado em 4 de agosto, com início previsto para às 9h.

Segundo o presidente da CNVENB, Humberto Adami, é o momento de dar publicidade à proposta da comissão de tornar os estudos da história da África e de cultura afro-brasileira obrigatórios nos cursos de Direito sendo, posteriormente, exigidos no Exame de Ordem. “Temos que trazer esse conhecimento para os cursos de Direito, para modificar o entendimento, a cabeça dos nossos futuros profissionais, que serão os advogados, juízes, promotores do futuro. É uma medida revolucionária e muito importante”, defendeu.

Adami explicou que um dos principais empecilhos para a implementação da mudança é o fato dos próprios professores não terem estudado isso nas suas formações. “No curso de Direito estudamos a história da Grécia, da Roma Antiga, mas não estudamos a formação do Estado Brasileiro e, principalmente, a participação da população africana, escravizada ou não, nessa formação. Muito do nosso conhecimento hoje é fruto da contribuição de africanos e parte da história brasileira está sendo apagada por não darem os devidos créditos”, disse.

A audiência pública acontecerá na sede da Seccional, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, Centro. A participação é gratuita mediante inscrição pelo e-mail [email protected].

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (21) 2272-2053.