13/03/2014 - 10:04

Ato e seminário hoje vão lembrar Comício das Reformas

jornal O Globo

A Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) e o Instituto João Goulart (IJG) vão lembrar nesta quarta-feira os 50 anos do Comício das Reformas. Um seminário será realizado a partir das 9h no auditório do 5º andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com as presenças da viúva do ex-presidente João Goulart, Maria Thereza Goulart, e do filho de Jango e presidente do IJG, João Vicente Goulart. O evento será aberto ao público.

No meio da programação do seminário, haverá um ato na Central do Brasil, às 17h. A ideia é relembrar o comício de março de 1964 com falas dos representantes das centrais sindicais e também algumas apresentações musicais. No evento, além dos representantes de sindicatos, estarão diretórios que representam estudantes universitários. No Facebook, nove mil pessoas foram convidadas para o ato.
O seminário contará ainda com a presença de Waldir Pires, consultor-geral da República em 1964; Armando Monteiro, ministro da Agricultura durante o governo do presidente João Goulart; Nita Freire, educadora e viúva de Paulo Freire; João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); e do ex-ministro do Trabalho Brizola Neto.

Haverá palestras sobre as reformas educacional, agrária e política. O debate As lutas das ruas: a criminalização dos movimentos sociais e a não responsabilização dos agentes do Estado (Lei de Anistia) encerra o seminário.

"Escolhemos o dia 13, ao contrário da tendência de outros eventos que vão começar em 1º de abril, porque o comício do presidente João Goulart na Central foi um marco em diversos aspectos. Ele anunciou as tão badaladas reformas de base, e isso foi percebido como provocação por militares e setores do grande empresariado, que, a partir desse comício, consolidaram a decisão de dar o golpe", afirmou o presidente da CEV-Rio, Wadih Damous.