23/05/2014 - 10:26 | última atualização em 26/05/2014 - 09:47

Ato pela reforma política é hoje, às 18h, na sede da Seccional

Um ano após as manifestações de junho de 2013, a OAB/RJ vai sediar, nesta segunda-feira, dia 26, às 18h, um ato público pela reforma política em conjunto com diversas entidades da sociedade civil como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras.
Estamos preocupados com este vazio após um ano das manifestações
Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ

O objetivo do ato é pressionar as autoridades públicas para acelerar as medidas anunciadas desde o ano passado, e que até agora não foram implementadas – entre elas, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.650, proposta pelo Conselho Federal junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), cujo objetivo é proibir que empresas financiem partidos políticos e campanhas eleitorais. Seis ministros do STF já se declararam favoráveis integral ou parcialmente à proposta, mas em abril esse ano o pedido de vista do ministro Gilmar Mendes suspendeu o julgamento da ação.

"Estamos preocupados com este vazio após um ano das manifestações. Estamos preocupados em dar conteúdo à reforma política", afirmou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, que nesta terça-feira recebeu em seu gabinete representantes de diversos movimentos sociais e entidades que apoiam a reforma política.