28/05/2012 - 12:29

Assinada cessão para nova sede da OAB/Cabo Frio

redação das Tribuninhas

Foi assinada na última sexta-feira, dia 25, a cessão do terreno para a construção da sede própria da OAB de Cabo Frio. O documento, um acordo entre a Prefeitura e a Seccional, concretiza um sonho antigo dos advogados da região. Atualmente, a sede da 20ª Subseção ocupa algumas salas em um prédio sem estrutura na Rua José Waltz Filho. “Os mais de mil advogados inscritos aqui necessitam há tempos de um espaço digno para atender suas demandas”, destacou o presidente da subseção, Eisenhower Dias Mariano. O terreno doado tem mais de 630 m² e fica na Rua Ministro Gama Filho - próximo ao Fórum.

De acordo com o presidente da Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, é fundamental que a sede de uma subseção acompanhe o crescimento da comarca. “A cidade de Cabo Frio se tornou referência em sua região. É inaceitável que ela tenha uma sede da OAB que não atende a esse crescimento. A Ordem é a casa da advocacia e da cidadania. Temos que estruturar essa subseção para que ela possa amparar os profissionais nas lutas dos direitos da sociedade”, disse.

A sensibilidade da Prefeitura ao compreender a importância da OAB para o desenvolvimento de uma cidade foi destacada pelo presidente da Seccional, Wadih Damous. “O contrato assinado hoje simboliza a compreensão do papel da OAB. Esta não é só uma entidade de classe, ela é de defesa de cidadania e fiscalização dos poderes públicos. Não queremos construir sedes luxuosas para dirigentes. Teremos um espaço de trabalho, com prestação de serviços essenciais à advocacia. Os advogados e a sociedade de Cabo Frio serão os donos dessa sede”, afirmou.

Segundo a Diretoria da Seccional, a sede da OAB/Cabo Frio será inaugurada até o final do ano. “Nela teremos salas se aula, escritórios compartilhados - com computadores e acesso à internet - e um auditório já preparado para os cursos telepresenciais”, detalhou o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz.

Estiveram presentes à assinatura da concessão o prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes (PSDB); o presidente da Câmara Municipal, Silas Rodrigues Bento; o procurador-geral da cidade, Paulo Lage Barbosa de Oliveira; o tesoureiro da OAB/RJ, Marcello Oliveira; o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão; o chefe da Ouvidoria da Seccional, Vladimir Saboya; e os presidentes das subseções de São Pedro da Aldeia, Julio Cesar Pereira, Araruama, Ademário Gonçalves, Saquarema, Miguel Saraiva, e Maricá, Amilar Dutra.