10/09/2014 - 09:42 | última atualização em 10/09/2014 - 10:19

COMPARTILHE

Assaltos levam OAB/RJ a reforçar pedido por nova sala na Cidade Nova

redação da Tribuna do Advogado

Em função das reclamações dos advogados sobre os transtornos decorrentes da circulação no entorno do prédio do Anexo Cidade Nova do Tribunal de Justiça (TJ), que fica na Av. Presidente Vargas e desde agosto abriga mais de 40 varas cíveis, a OAB/RJ reforçou o pedido para que o Tribunal ofereça um espaço maior para os advogados no novo edifício. A Sala dos Advogados no prédio tem apenas 20m² e é insuficiente para acomodar os colegas e os equipamentos que facilitam seu dia a dia, como máquinas fotocopiadoras - o que obriga os advogados a buscar o serviço fora do prédio. Após denúncias de assaltos nos arredores, a OAB/RJ também já solicitou à Polícia Militar o patrulhamento ostensivo 24h na região, além de ter enviado ofício à Secretaria de Segurança Pública (SSP/RJ) pedindo que medidas protetivas sejam tomadas.
OAB/RJ reitera solicitação de espaço maior para advogados e solicita policiamento ostensivo para evitar assaltos no entorno do Anexo Cidade Nova do TJ
 
Um dos casos de assalto foi relatado pela advogada Lilian dos Reis Araújo, que ao consultar autos de processos que se encontravam nas varas transferidas, precisou fazer cópias das folhas, tendo que
atravessar a passarela da Av. Presidente Vargas para ir até o prédio da Universidade Estácio de Sá, local mais próximo onde existe uma máquina de xerox.
 
"É um local ermo e de grande incidência de assaltos.
Após fazer as cópias, quando retornava pela passarela ao Anexo Cidade Nova, percebi que um homem se aproximava de mim de forma suspeita. Saí correndo e consegui chegar à portaria do anexo. Poucos segundos depois, chegou uma outra advogada, aos prantos, dizendo que acabara de ser assaltada na passarela", contou.
 
Lilian disse ainda que os próprios funcionários da portaria revelaram que recomendam aos advogados que não usem a passarela. "Disseram que é assalto na certa. Acho um descaso do TJ transferir as varas sem nos dar o suporte necessário para podermos trabalhar. Essa iniciativa da OAB/RJ de exigir um espaço maior é importante. Uma máquina de xerox é algo básico, garantir essa estrutura é o primeiro passo. Mas também é importante aumentar a segurança, vi apenas uma viatura no local", criticou.
Abrir WhatsApp