25/11/2009 - 16:06

Asfor Rocha elogia atuação do CNJ

Do Jornal do Commercio

25/11/2009 - O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, elogiou a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na segunda-feira, durante a abertura do III Congresso Iberoamericano sobre Cooperação Judicial, promovido pela Rede Latino-americana de Juízes, em Fortaleza. O CNJ está estabelecendo uma melhor gestão para o Judiciário brasileiro. É uma experiência que poderá ser compartilhada com os países vizinhos, destacou. O presidente do STJ classificou como extraordinárias as ações do CNJ, o que demonstra que o Judiciário brasileiro está no caminho certo de minimizar a morosidade e conferir maior transparência à Justiça.

O ministro foi condecorado com o mérito da cooperação judicial latino-americana magistrado Roberto Jorge de Feitosa de Carvalho oferecido pela Rede Latino-americana de Juízes, organizadora do congresso. O presidente do STJ criticou o posicionamento muitas vezes adotado pela magistratura de isolamento e defendeu a interação entre os judiciários dos diversos países latino-americanos, visto que todos compartilham dos mesmos problemas e dificuldades.

Os debates vão contribuir para a construção de uma Justiça mais célere, concluiu o ministro. Depois de discursar na abertura do congresso e ressaltar a importância da cooperação entre países para alargar as vias de acesso à Justiça, o ministro Asfor Rocha visitou o estande do CNJ. No estande, ficará disponível durante o evento material informativo em três idiomas (inglês, espanhol e português) sobre os projetos do conselho, como o mutirão carcerário, o projeto Começar de Novo de ressocialização de ex-detentos, as inspeções promovidas pela corregedoria na Justiça comum dos estados, entre outros.