10/08/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Artistas espanhóis gravam filmetes interpretando vítimas de ditadura franquista

Artistas espanhóis gravam filmetes interpretando vítimas de ditadura franquista


Da redação da Tribuna do Advogado 

10/08/2010 - Do lado direito do vídeo, sobre fundo escuro, o consagrado artista narra, em primeira pessoa, a trajetória de uma vítima real da ditadura. Olhando para a câmera, com voz firme e pausada, dá um depoimento sobre sua vida e afirma que seus familiares ainda estão à espera de justiça. Finalizando o texto, pergunta: "Até quando?".

A descrição acima poderia se referir aos vídeos produzidos pela campanha da OAB/RJ em defesa da abertura de arquivos da ditadura militar e que tiveram a participação de atores como Osmar Prado e Fernanda Montenegro. Mas, desde junho, serve também para explicar o filme do projeto espanhol Contra la impunidad, que tem a participação de Pedro Almodóvar, Maribel Verdú e Javier Bardem, entre outros.

O projeto, inspirado na campanha da Seccional, é comandado pela ONG Associação para a Recuperação da Memória Histórica e tem como objetivo mostrar a perseguição sofrida por vítimas da Guerra Civil Espanhola e do franquismo. A exemplo do que ocorreu na campanha da Seccional, os artistas convidados, 15 na versão espanhola, não cobraram cachê.

O filme está sendo exibido por diversos sites, entre eles, o da emissora pública de rádio e televisão RTVE (Corporación de Rádio y Televisión Española).

Abrir WhatsApp