24/03/2011 - 16:06

Artigo: Crise - oportunidade de crescimento - Carlos André Pedrazzi

Crise - oportunidade de crescimento

Carlos André Pedrazzi *

A catástrofe que assolou nossa região registrou a importância do advogado nas grandes lutas em defesa da cidadania, dos direitos humanos, da justiça social. Foi emocionante conferir o trabalho incansável de inúmeros colegas, dirigentes e funcionários em diversas frentes de trabalho, sejam naquelas desenvolvidas pela OAB, ou mesmo em igrejas, associações de moradores, clubes de serviços, sindicatos ou mesmo como voluntários em abrigos formais e informais.

Nossa diretoria atuou, mais uma vez, em plena sintonia com a Seccional e a CAARJ, e durante esse período cinzento, tivemos a presença constante dos presidentes Wadih Damous (OAB/RJ), Felipe Santa Cruz (CAARJ), além do tesoureiro Ricardo Menezes (CAARJ), além de outros diretores, presidentes de subseções e um grupo comprometido e incansável de quinze funcionários da OAB/CAARJ, que estiveram conosco, em Nova Friburgo durante quinze dias,  cujo incansável trabalho  transcendeu o profissionalismo e comprometimento com nossa Instituição.

Trabalhos corporativos foram inúmeros: atuação junto ao TJ para suspensão dos prazos e audiências no momento pós catástrofe, empenho para pronto retorno das atividades da Justiça Federal em Nova Friburgo, atuando junto a Presidência do TRF, impedindo qualquer prejuízo para a classe e jurisdicionados, limpeza de escritórios, grandioso mutirão de cidadania em Conselheiro Paulino, reivindicação junto a ADV-CRED e CAARJ para concessão de uma linha de crédito especial para os colegas da região, suspensão temporária das anuidades, reuniões de trabalho com juízes das diversas áreas, empenho para instalação da 2ª. Vara do Trabalho, novas salas na Justiça Federal e do Trabalho que propiciam aos colegas maior conforto e agilidade no exercício da advocacia, entre outras tantas tarefas.

No campo institucional, na defesa da cidadania, atuamos na entrega de donativos em diversas comunidades e rincões de nossa região, firmamos parcerias de trabalho com os Rotarys e a diocese de Nova Friburgo, atuamos nas cidades de Bom Jardim e Sumidouro, gravemente afetadas pela tragédia, inclusive com oferecimento de medidas judiciais, participamos de reuniões de trabalho com o Vice-Governador do Estado, com a Emop, com o bispo diocesano, com a Defesa Civil, com o BNDES, lideranças de movimentos sociais, empresariais, com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros Órgãos.

Ocioso comentar que sem a efetiva participação do Governo Federal e Estadual, com transparência e responsabilidade na gestão e utilização dos recursos repassados, Nova Friburgo ultrapassará essa tragédia a passos de tartaruga. A OAB não se furtará de fiscalizar os recursos, cobrar das autoridades responsáveis e contribuir com o debate na busca das soluções que nossa comunidade anseia, com brevidade. Políticas públicas concretas e efetivas para o meio ambiente são indispensáveis e a ausência delas poderia ter minimizado a tragédia e o grandioso número de vítimas desta tragédia que não é somente climática, mas também social.

Diante desse contexto duradouro de crise, temos uma grande oportunidade de crescer, de rever valores humanos, de lutarmos, ainda mais, por princípios éticos e humanistas. Precisamos construir uma Nova Friburgo, com mudanças de paradigmas, com mais inclusão social, soterrando comportamentos que somente criam divisões, alargam distâncias entre as pessoas, tais como a soberba, a prepotência, o elitismo, as vaidades.

A tragédia que vivenciamos deve servir para uma profunda reflexão, trazendo à lume novos conceitos e lições. Para construirmos uma cidade mais justa e sustentável, é necessário reduzir os interesses pessoais e corporativistas, colocando, na mesma mesa, empresários, trabalhadores, profissionais liberais, operadores do direito, autoridades, lideranças comunitárias, debatendo os interesses coletivos em prol do bem servir,  da geração de emprego e renda, de projetos habitacionais que contemplem a dignidade da pessoa humana, o meio ambiente e o interesse coletivo, atentando sempre para a inclusão social.

É indispensável exigir do Estado políticas públicas efetivas e duradouras para a preservação do meio ambiente, para uma nova cidade sustentável, com maior participação popular, respeito aos direitos humanos e a justiça social.

Temos uma grande oportunidade frente a essa triste crise, de reinventar os valores humanistas esquecidos e crescermos, comprometidos com a vida humana. São muitas e relevantes as linhas de atuação institucional daqui para frente e precisamos da colaboração da classe, cônscios de que a Seccional e a CAARJ estarão, par e passo, sempre conosco. E a advocacia, com sua pujança e participação nas grandes lutas de nosso país, exercerá, com altivez e destemor, o seu papel de colaborar, com responsabilidade, na construção de uma NOVA FRIBURGO.

*Carlos André Pedrazzi é presidente da OAB/Nova Friburgo

Artigo publicado dia 24 de março de 2011