02/08/2017 - 08:36 | última atualização em 02/08/2017 - 12:04

Em Araruama, possibilidade de defesa do advogado é destacada

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Ao receber a Caravana de Prerrogativas da Seccional no início da noite desta terça-feira, dia 1°, a presidente da Subseção de Araruama, Rosana Jardim, falou sobre o esforço da Seccional em fornecer aos colegas subsídios para a constante batalha contra as violações de prerrogativas. Ela lembrou dos cursos promovidos no interior antes mesmo que a comitiva começasse a percorrer o estado. "A Ordem dá ao advogado a possibilidade de se defender", afirmou.

O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, salientou que a intenção é justamente criar um sentimento de proteção. "Precisamos incutir nos advogados a noção de que ele não está sozinho", reforçou.

Em um auditório lotado, Luciano explicou para os colegas de Araruama a ideia da formação de um sistema estadual de prerrogativas, integrando as comissões sobre o tema de todas as subseções, e detalhou a campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania, que vem sendo levada ao interior do estado pela caravana.

O aplicativo Prerrogativas mobile, criado pela Ordem para possibilitar denúncias de violações no exato momento em que elas ocorrem, também mereceu destaque na fala de Luciano, bem como o plantão de atendimento 24 horas. "Queremos que o advogado tenha acesso imediato à comissão sempre que precisar", frisou.

Durante o debate com os colegas presentes, foram recebidas e reiteradas denúncias em relação ao não comparecimento de magistrado na 1a Vara Civel e à lentidão do serviço cartorário e da expedição de mandados de pagamento. Em resposta, Luciano afirmou que vai solicitar uma reunião com o Corregedor-geral do Tribunal de Justiça para tratar dos casos.

A Caravana das Prerrogativas em Araruama foi composta, ainda, pelo procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi; pelo coordenador do DAS da Região dos Lagos, Samuel Mendes; pelos presidentes das subseções de Mangaratiba, Ilson Ribeiro; da Leopoldina, Talita Menezes; de Rio das Ostras, Norma Teresa Ferreira; e de Campo Grande, Mauro Pereira; pelo vice-presidente da Caarj, Fred Mendes; pela presidente da Comissão OAB Mulher da Seccional, Marisa Gaudio, e pelo procurador da Comissão de Prerrogativas Luan Cordeiro.