05/11/2014 - 10:00

Após seis anos de espera, Cambuci consegue um juiz titular

O Tribunal de Justiça (TJ) finalmente nomeou um juiz titular para a Comarca de Cambuci. A notícia encerra uma espera de mais de seis anos por um magistrado para a Vara Única, o que, segundo o presidente da OAB local, Pedro Paulo de Tarso Vieira, contabilizou uma série de problemas, a começar pela lentidão na tramitação processual. Desde o início do ano, após a visita do presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, à cidade, a Ordem estabeleceu uma série de medidas para conseguir a nomeação, que se deu no último dia 30, com a indicação do juiz Paulo Vitor Siqueira Machado, ex-titular na Vara Criminal de Campos, para assumir a titularidade de Cambuci.

Para Pedro Paulo, há muito a se comemorar com a nomeação. "Assim que o magistrado iniciar os seus trabalhos iremos ao fórum tentar uma reunião. Queremos declarar o quão importante para a cidade é a presença dele aqui", adiantou o presidente da subseção.

O ex-presidente da OAB/Cambuci, Tony Correa, que iniciou a batalha pela conquista de um magistrado e está afastado da ordem desde agosto por causa de um novo cargo, agradeceu o apoio da Seccional neste pleito. "O presidente da Ordem prometeu que nos apoiaria e cumpriu. Fizemos manifestações, reuniões, lançamos matérias nos veículos de comunicação e finalmente agora conseguimos a nomeação. Por um momento, cheguei a acreditar nos boatos de que a comarca seria extinta, mas ainda bem que mantive a esperança. Estamos felizes com esta notícia e acreditando em dias melhores para o Judiciário da cidade", disse.

Entre os principais problemas causados pela ausência de um juiz titular, Corrêa destaca o descrédito da população na Justiça. "Os números de distribuição de processos em nossa cidade caiu significativamente. Não por haver poucos conflitos ou por conta de soluções fora do litígio, mas porque as pessoas não acreditavam que ingressando com um processo haveria uma solução. Todos sabiam que não havia juiz na comarca e que com isso os processos demorariam muito até chegarem a uma solução", lembra o ex-presidente.

A previsão do Tribunal é de que o novo juiz titular de Cambuci inicie seu trabalho nesta quinta-feira, dia 6.