02/08/2011 - 15:51

Com apoio da OAB/RJ, é criada associação de ex-atletas de futebol

Redação da Tribuna do Advogado

Um projeto de reinserção de ex-jogadores de futebol no mercado de trabalho por prestação de serviços na área social foi oficialmente iniciado nesta segunda-feira, dia 1º, na sede da OAB/RJ, com o lançamento da Associação de Ex-Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

A ideia, lançada por ex-jogadores do Flamengo, como Adílio e Julio Cesar Uri Geller, foi levada à Ordem pelo secretário-geral, Marcos Luiz de Souza, que, junto ao tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, e o procurador Guilherme Peres, formou uma comissão especial para a criação do anteprojeto do estatuto da Associação.

A ação buscará o patrocínio de empresas para auxiliar ex-atletas com benefícios como plano de saúde e aposentadoria, além de oferecer cursos de capacitação para que eles de tornem aptos a dar aulas de futebol em comunidades carentes. "Esse trabalho já foi iniciado pelo Flamengo e está sendo inserido no Complexo do Alemão. Nossa proposta é estender aos outros clubes do Rio, permitindo que os jogadores permaneçam ligados aos times onde se destacaram", explicou Adílio, presidente da Associação.

Na solenidade, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, disse que o projeto será importante para devolver o devido reconhecimento aos craques do passado: "O grande público está acostumado a ver jogadores aposentados bem sucedidos, ainda na mídia, mas se esquece de uma grande massa de atletas, que também deu muitas alegrias ao povo brasileiro. A OAB só está retribuindo, modestamente, tudo que eles fizeram".

Segundo Marcos Luiz, a Ordem prestará apoio jurídico durante todo o processo de implantação do projeto. "A intenção é que, depois, eles caminhem por conta própria, mas estaremos sempre à disposição para auxiliar".
O Conselho Consultivo da Associação é composto por representantes dos principais clubes do estado: Júlio César, pelo Flamengo; Nilson Dias, pelo Botafogo; Paulinho Pereira, pelo Vasco; Marco Antônio, pelo Fluminense e Calazans, pelo América. Na condição de sócios beneméritos, Wadih Damous, Marcos Luiz de Souza e Marcello Oliveira farão parte do Conselho Fiscal.

"Essa tabelinha OAB - futebol foi fantástica. A Ordem absorveu perfeitamente a nossa ideia. O esporte tem uma função mágica e pretendemos suprir a carência tanto das crianças que serão atendidas quanto dos ex-jogadores, que poderão voltar aos campos", disse o ex-craque do Flamengo, Julio César Uri Geller.
O evento contou com a participação de vários ex-atletas, como Roberto Dinamite (Vasco), Amarildo (Botafogo), Marco Antônio (Fluminense e Vasco), Jair Marinho e Altair (Fluminense), Índio e Rondinelli (Flamengo), entre outros, que se tornaram sócios fundadores da Associação.

"Gol de placa da OAB. O projeto será importante para gerações passadas e futuras, que já poderão se preparar melhor para o fim da carreira. Todos crescerão com essa oportunidade", declarou o atual presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite.

Atletas em exercício, como Felipe (Vasco) e Deco (Fluminense) também compareceram ao ato: "Infelizmente, muitos ex-jogadores ainda passam dificuldades no Brasil. Fico feliz de estar presente no lançamento desse projeto, até porque um dia farei parte desse grupo", disse Felipe.

Participaram ainda da mesa de apresentação o secretário-adjunto da Seccional, Wanderley Rebello; o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes; e Maurício Roberto de Mattos, do Conselho Administrativo do Flamengo.