16/03/2015 - 11:32 | última atualização em 16/03/2015 - 11:35

Apagão suspende audiência da CPI da Ampla na OAB/São Gonçalo

jornal O Globo

A reunião, na tarde da última sexta-feira, dia 13, pretendia lançar luz sobre os problemas da Ampla, mas a primeira audiência da CPI gonçalense que investiga a empresa foi suspensa: faltou luz. E não apenas no auditório da OAB São Gonçalo, mas em toda a cidade e também em Niterói, Maricá e partes de Itaboraí.

"Havia representantes de diversos bairros de São Gonçalo, dois deputados estaduais (Nivaldo Mulim e Jânio Mendes), vereadores, imprensa e a luz acabou. Mas foi bom para mostrar a inoperância da empresa. Se acontece isso nas maiores cidades em que atua, você imagina no interior do estado", indaga o vereador Jorge Mariola, presidente da CPI.

O vereador lembrou que, no ano passado, também houve queda de luz durante a abertura da CPI anterior, no dia 5 de abril, segundo ele.

Morador do Mutuá, o aposentado Ivan Duarte, de 85 anos, ficou indignado com a interrupção da audiência. "Eu não aguento mais a Ampla e acho que falo por todo mundo. Só ouço reclamação da empresa. Lá na minha casa falta luz quase todo dia, e tem dia que falta várias vezes. Quem aguenta?", disse.

A nova data da audiência pública será divulgada nesta segunda. O trabalho precisou ser suspenso não apenas por falta de conforto, mas porque equipamentos de gravação e transcrição não poderiam ser utilizados com a falha na energia.

A falta de luz começou às 15h e, em 45 minutos de duração, causou confusão no trânsito e o fechamento antecipado de lojas. No Zé Garoto, clientes de uma lotérica enfrentaram uma fila que já serpenteava pela calçada quando a energia voltou.

A Ampla informou que ainda está apurando as causas do apagão. Ainda de acordo com a empresa, a falha aconteceu às 15h e o abastecimento foi restabelecido aos poucos, até 15h45m.