27/11/2012 - 17:01 | última atualização em 28/11/2012 - 11:36

COMPARTILHE

Antônio José e Ricardo Menezes vão presidir maiores subseções no Rio

redação da Tribuninha

Com eleições tranquilas e apuração em tempo recorde, em se tratando de eleição em cédulas de papel, as duas maiores subseções da OAB no estado, Niterói e Barra da Tijuca, que juntas somam mais de 18.650 advogados, escolheram quem irá comandá-las pelos próximos três anos. Em Niterói, o presidente Antonio José Barbosa da Silva vai assumir seu terceiro mandato, enquanto que na Barra, o tesoureiro da Caarj desta atual gestão, Ricardo Menezes, vai enfrentar pela primeira vez o desafio de presidir uma unidade da Ordem.
 
Com 65,61% dos votos, Antonio José Barbosa da Silva foi reeleito para presidir por mais três anos a OAB de Niterói. Lá estão inscritos 11.125 colegas. Concluir projetos, já iniciados, de melhoria à rotina profissional dos advogados que militam na cidade foi destacado pelo presidente como o principal motivo para que ele concorresse ao cargo. "Agradeço aos colegas que depositaram em mim a confiança para continuar", disse. 
 
Em Niterói, três candidatos concorriam nessas eleições. Em segundo lugar, Luiz Eduardo Tostes Caldas, da Chapa Trabalho e Segurança na Aposentadoria, teve 845 votos, representando 15,33% do total. Em terceiro, da Chapa Opção Inteligente, Francisco Carlos Santos com 623 votos e 15,33%. Brancos e nulos somaram 428 votos, representando 7,76%.
 
Na Barra da Tijuca, Ricardo Menezes, da Chapa Nova OAB, teve 2.525 votos (67,92%) contra 827 (22,23%) do candidato da chapa Somos da Grande Barra, Walmir Ferreira Neves. Para Menezes, as eleições na subseção foram tranquilas. "Concentramos nossas campanhas na base das propostas e tudo transcorreu tranquilamente. Trabalhamos muito para manter essa eleição limpa", disse. Votos brancos e nulos somaram 367 votos, 9,85% do total.
 
A Barra da Tijuca, apesar de ter sido elevada à subseção a pouco mais de quatro anos já conta com 7.529 colegas inscritos e deve tornar-se, em pouco tempo, uma das maiores subseções do país. "Tenho muita alegria em assumir um cargo desta importância em uma subseção que cresce cada dia mais. Farei de tudo para fazer valer os votos dos meus colegas, trabalhando em sintonia com a Seccional”, assinalou Menezes.
 
Segundo ele, assim que assumir a presidência lutará para aumentar o espaço cedido aos advogados no Fórum e pela cessão de vagas destinadas aos colegas no estacionamento localizado em frente ao prédio do Judiciário. "Sem esquecer da garantia das prerrogativas, que será nossa meta principal", acrescentou.
Abrir WhatsApp