08/04/2014 - 10:06

COMPARTILHE

Andréa Fortuna Teixeira é empossada no TJ

Jornal do Commercio

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Leila Mariano, empossou ontem a juíza de direito Andréa Fortuna Teixeira no cargo mais alto da magistratura fluminense, em cerimônia realizada na sede do Poder Judiciário do estado, no Centro do Rio. A nova desembargadora ocupará a vaga aberta com a aposentadoria, por antigüidade, de Leony Maria Grivet Pinho.
 
Andréa foi conduzida ao plenário do TJ/RJ pelos desembargadores Luiz Fernando de Carvalho e Gizelda Leitão Teixeira. Em seu doscurso de posse, a nova desembargadora afirmou o compromisso de "bem servir à Justiça."
De acordo com a presidente do TJ/RJ, Andréa Fortuna Teixeira "passará a assumir novas responsabilidades e seu trabalho fortalecerá o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na 27 a Câmara Cível/Consumidor".
 
Para enfrentar o volume de processos relacionados ao Direito do Consumidor, o TJ/RJ, na gestão da desembargadora Leila Mariano, instalou cinco novas câmaras especializadas para agilizar as ações cíveis envolvendo à matéria, e tornar negativo o saldo entre recursos recebidos e julgados na Corte.
 
No Judiciário do Rio de Janeiro, as câmaras especializadas em Direito do Consumidor Leila Mariano, presidente do TJ receberam cerca de 20.346 mil processos desde setembro do ano passado, quando começaram a atuar, sendo 5.087 processos distribuídos por mês de 02/09/2013 a 19/12/2013.0 número representa 33% do total de processos cíveis, de 61.585 mil, distribuídos na 2 a Instância. Cada Câmara recebeu em média 4.069 processos nestes quatro meses, sendo 1.017 casos por mês, e 16 ações por dia para cada desembargador. No período, 12.137 mil processos foram julgados.
 
Formada em direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a desembargadora Andréa Fortuna Teixeira ingressou na magistratura em 1992, tendo atuado nas comarcas de São Gonçalo, São João de Meriti, Casemiro de Abreu, Nilópolis, Niterói e, na capital, na 2 a Vara Criminal de Jacarepaguá, na Zona Oestedo Rio, e nas 35 a e 26 a varas criminais, saindo desta última para ocupar o novo cargo. Ela também foi defensora pública do estado do Rio de Janeiro, no período de 1989 até 1992.
Abrir WhatsApp