10/04/2011 - 16:06

Almino Afonso e Adilson Gurgel: os indicados da OAB para o CNMP

Do site do Conselho Federal

10/04/2011 - Os advogados  Almino Afonso Fernandes (OAB/MT)  e Adilson Gurgel de Castro (OAB/RN) foram os escolhidos hoje (10), em sessão extraordinária do Conselho Federal da OAB,  durante argüição pública entre os candidatos inscritos, para representar a entidade no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Eles serão assim reconduzidos como conselheiros do CNMP para mais um mandato de dois anos, vez que já representavam a entidade no órgão de controle externo do Ministério Público no biênio 2009/2011. A sessão que resultou na indicação dos dois advogados foi conduzida pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e realizada na sede da entidade.

Os nomes de Almino Afonso e Adilson Gurgel serão agora encaminhados pelo Conselho Federal da OAB ao Senado Federal, onde terão de ser apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário. O passo seguinte será a sanção dos nomes, pela presidente da República, Dilma Rousseff, para integrar o órgão de controle externo do Poder Judiciário. Criado pela Reforma do Judiciário em 2004,  o CNJ é integrado por quinze conselheiros - dois dos quais representam a OAB - e presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

A sessão extraordinária, presidida por Ophir Cavalcante, contou também com aparticipação do vice-presidente nacional da OAB, Alberto de Paula Machado; do secretário-geral da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, dos membros honorários vitalícios Roberto Busato e Cezar Britto, além das bancadas dos conselheiros federais dos 26 Estados e Distrito Federal. Diversos presidentes de Seccionais da OAB prestigiaram a sessão extraordinária