06/06/2024 - 17:56 | última atualização em 06/06/2024 - 20:23

Alfredo Hilário de Souza toma posse como desembargador no TRF2 pelo Quinto Constitucional da OAB

Entrega simbólica da carteira da Ordem aconteceu durante a 34ª Sessão do Conselho Pleno da Seccional desta quinta-feira

Biah Santiago

Ex-diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) e ex-procurador-geral da OABRJ, Alfredo Hilário de Souza tomou posse, na última semana de maio, como o novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Hilário de Souza assumiu o posto destinado à OAB pelo Quinto Constitucional e ocupa a vaga que era de Messod Azulay, promovido a ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na entrega simbólica de sua carteira da Ordem ao presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, durante a 34ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno da Seccional, nesta quinta-feira, dia 6, o desembargador Hilário de Souza destacou, emocionado, os anos dedicados à advocacia e à OAB.

“Devo tudo o que eu tenho na minha vida ao que construí profissionalmente nesta casa, à advocacia e à Ordem. Tenho como compromisso não me afastar jamais desses valores”, declarou Hilário.

“Estou honrado e preocupado com tamanha responsabilidade de assumir o cargo como desembargador no tribunal e me comprometo a, de modo algum, fechar as portas do gabinete para a advocacia, um estagiário de Direito, para uma parte ou para qualquer pessoa de origem humilde, pois é nesse tipo de Justiça que eu acredito. Só tenho que dizer obrigado e que sempre terei esta casa no meu coração”.

Alfredo Hilário de Souza é natural do Rio de Janeiro, oriundo de Itaperuna, no Norte Fluminense. Mais votado na lista tríplice definida em sessão do TRF2, o novo magistrado já foi condecorado com a Medalha Evandro Lins e Silva pela OABRJ, em 2022, e com a Medalha Tiradentes,  honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em 2014. Ambas entregues pelos serviços prestados por ele à classe e à causa pública.

A sessão do Conselho Pleno também destacou a posse recente da secretária-geral da Comissão de Celeridade Processual e conselheira seccional, Manoela Dourado, como desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ).