26/09/2014 - 13:44 | última atualização em 26/09/2014 - 14:08

COMPARTILHE

Advogados que militam no TJ participam de programa de previdência

redação da Caarj e da Tribuna do Advogado

Advogadoss que passaram nesta quarta-feira, dia 24, pelo Tribunal de Justiça do Rio(TJ) aproveitaram para participar da Ação Itinerante que o programa Futuro Seguro fez, pela primeira vez, no local. Durante o atendimento com consultores da OABPrev-RJ, os profissionais de Direito puderam conhecer melhor os benefícios de uma previdência privada complementar e tirar dúvidas.
 
A advogada Cristiane Novaes, 35 anos, que atua na área de direito civil tem dois filhos, está entre as mais de 18 milhões de brasileiras que são chefes de família. O número de mulheres nessa condição dobrou nos últimos 10 anos, segundo dados do IBGE. É Cristiane quem sustenta praticamente sozinha a casa com sua renda. Apesar de  nova, está preocupada com o futuro. Ela ouviu atentamente as explicações e pediu uma simulação de cálculo. Cristiane está entre os 25% da categoria que não contribuem sequer para a previdência oficial.
 
"Não pago hoje, nem INSS. Estava adiando resolver isso por causa da correria do dia a dia. Agora achei a proposta da previdência privada bastante viável e vantajosa. Vou fazer com certeza", afirmou Cristiane.
 
O advogado Pedro de Lima Bandeira, de 54 anos, vive uma situação um pouco diferente. Ele possui renda como militar da reserva. Mas, agora, atuando como advogado autônomo na área de licitações e contratos, pretende adquirir uma previdência privada complementar, para quando não se sentir mais em condições de trabalhar.
 
Pedro destacou a importância das ações do programa de educação previdenciária. "A maioria dos advogados não tem vínculo empregatício. Recebe os honorários, gasta tudo e não se preocupa com o futuro. Não pode ser assim. Eu já tenho uma aposentadoria, mas é baixa. Tenho que aumentar essa renda e vou aderir", garantiu ele.
 
É esse o objetivo do programa Futuro Seguro, lembra Renan Aguiar, presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-RJ e diretor tesoureiro da Caarj: mostrar ao advogado a importância de ter um plano de previdência. Ele fez um balanço positivo das ações do Programa, até agora. "Nos surpreendeu a quantidade de advogados que se mostraram preocupados com sua aposentadoria. O número adesões ao plano da OABPrev é significativo. Mas, nesse momento, o que mais nos importa é saber que, mesmo aqueles que não aderiram ainda, estão bem informados sobre a necessidade de ter um plano de previdência para garantir futuro mais tranquilo".

Previdência oficial
 
Outra ação do programa aconteceu paralelamente, na Casa do Advogado, ao lado do Tribunal, onde técnicos do INSS também prestavam orientações. Ana Maria Bello de Carvalho, de 50 anos, advogada na área de inventários foi regularizar sua situação.
 
Ela estava desde o início de 2013 sem contribuir para o INSS. Nesse período, teve agravado um problema de saúde que limitou seus movimentos, dificultando o trabalho o acesso à renda. Resultado: sua contribuição foi interrompida. Agora, já recuperada, pretende voltar a contribuir para o INSS. Ela acredita que, voltando a trabalhar, vai poder, em breve, também contratar um plano de previdência complementar.
 
O Programa Futuro Seguro foi criado em parceria da OAB/RJ, OABPrev-RJ, CAARJ e ADVCredi, em parceria com o INSS. Desde maio, já passou com atendimento Itinerante e com promoção de palestras por vários municípios do estado e bairros do Rio e Região Metropolitana. Até o final do ano, a meta é atender a cerca de dois mil advogados em todo estado.
Abrir WhatsApp