24/08/2012 - 14:08

Advogados e magistrados não são adversários, diz Cramer a juízes

PRERROGATIVAS

Em uma exposição que seguiu o mesmo modelo da realizada terça-feira, dia 21, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), o procurador-geral da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, e a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap), Fernanda Tórtima, representaram a Ordem e falaram sobre ela e a categoria para juízes federais recém-aprovados em concursos. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 23, na Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf).
 Os magistrados não devem ver os advogados como adversários
Ronaldo Cramer
Procurador-geral da OAB/RJ

Na palestra, Cramer frisou a relação entre advogados e magistrados, que, para ele, não deve ser de competição, e sim de cooperação. "Os magistrados não devem ver os advogados como adversários, mas sim enxergá-los como profissionais igualmente na busca da solução judicial mais adequada. Eles devem buscar nos advogados amparo para formar sua convicção. Somente assim, a solução judicial será fruto do efetivo debate judicial entre os participantes do processo", afirmou.

Fernanda falou sobre a estrutura da Ordem e as prerrogativas profissionais, muitas vezes violadas por juízes, propondo maneiras de evitar o embate.