19/06/2012 - 09:37

COMPARTILHE

Advogados do interior recebem Medalha Sobral Pinto

redação da Tribuninha

Em junho, a OAB/RJ e a Caarj voltaram a entregar a Medalha Sobral Pinto aos advogados com mais de 50 anos de profissão. A condecoração - que homenageia advogados do estado desde o ano passado - foi a forma encontrada para agradecer a dedicação desses colegas para o enriquecimento da advocacia. Foram laureados profissionais de Petrópolis, Itaguaí, Nova Iguaçu, Valença, Resende e Barra Mansa.
 
"Em todas as profissões dizemos que determinada pessoa alcançou seu objetivo quando esta consegue juntar uma grande quantia em riqueza. Na advocacia não. Ela tem seu auge em homenagens como esta, em que o reconhecimento dos próprios colegas transforma esses profissionais em patrimônio histórico para toda a classe", afirmou o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz.
 
Heráclito Fontoura Sobral Pinto faleceu com mais de 90 anos e trabalhou até o fim de sua vida. Defensor dos direitos humanos, Sobral Pinto teve destaque como advogado de presos políticos nas ditaduras do Estado Novo e militar. Apesar de conservador em suas convicções, aceitou defender o comunista Luís Carlos Prestes. "Ele dizia que justamente por não concordar com as ideias de Prestes deveria ser o seu advogado", relembrou Felipe.
 
Sobral Pinto é lembrado por ser um homem que nasceu e morreu pobre, já que não cobrava honorários, e que tratava a advocacia como o seu sacerdócio. "Ao entregar uma comenda que leva o nome Sobral Pinto, além de homenagear esses profissionais que enriquecem nossa classe, estamos dando um recado aos mais jovens: mirem-se no exemplo de quem têm muito a ensinar. Eles são a luminosidade nessa longa caminhada da advocacia", explicou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous.
 
Veja abaixo como foram as entregas nas cinco cidades.
 
Abrir WhatsApp