13/08/2014 - 16:36 | última atualização em 13/08/2014 - 17:16

Advogados idosos recebem aulas de informática básica em oficina

O processo judicial eletrônico (PJe) tem gerado muitas dúvidas para os advogados que precisam lidar diariamente com sistema - em especial, nos advogados da terceira idade. Por esse motivo a OAB/RJ promoveu no sábado, dia 9, a primeira oficina de informática básica para idosos. Eles receberam noções básicas de como operar editores de texto e navegadores de internet, digitalizar petições, compactação e organização, além de manipular arquivos em PDF. A atividade gratuita, realizada na Central de Peticionamento da OAB/RJ, será repetida aos sábados durante todo o mês de agosto, com duas turmas por dia. As vagas, anunciadas em julho no SITE DA OAB/RJ, estão esgotadas.

Waldyr Ferreira
Advogado
Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, as novas tecnologias são ferramentas que podem auxiliar o cotidiano da advocacia. "A tecnologia é grande aliada do advogado, já que permite a prática da advocacia a distância", disse Felipe. A diretora de Inclusão Digital da Ordem, Ana Amelia Menna Barreto, afirmou que o objetivo era capacitar os advogados mais experientes para operar o processo eletrônico.

"Desta vez, a oficina foi aberta apenas para os advogados idosos, para que recebessem atenção exclusiva e especial de nossa equipe de capacitadores. A preocupação da OAB/RJ é com a inserção dos profissionais no mundo digital, já que essa é uma necessidade hoje. A Ordem está sendo a catalisadora de todo esse processo, assumindo a tarefa de promover a educação digital da advocacia", explicou Ana Amelia, ressaltando que as aulas tiveram o tempo aumentado em uma hora e o conteúdo adaptado - os participantes receberam as explicações e executaram as tarefas no próprio curso.

A integrante da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) e professora da oficina Maria Luciana Pereira de Souza argumentou que o processo eletrônico já é a nova realidade dos advogados. "Demos atenção especial aos colegas da melhor idade, visando proporcionar uma melhor interação e inserção daqueles que tanto contribuíram para a nossa profissão como desbravadores do árduo caminho da militância advocatícia. Além de capacitação, estamos promovendo acolhida e cuidado", salientou. Os advogados que participaram da oficina elogiaram a iniciativa.

"Foi muito satisfatório, foram muito atenciosos com quem é leigo, como eu. Mostraram a funcionalidade do sistema do PJe. Nas primeiras vezes a dificuldade é grande, mas com a prática vai mudando. Muitas coisas eu desconhecia, como digitalizar petições e criar arquivos em .pdf. A oficina ajudou a enfrentar o medo do digital, pretendo participar das próximas", falou Waldyr Ferreira, de 78 anos, que participou pela primeira vez de um curso de informática oferecido pela Ordem. "Achei ótima a iniciativa da OAB/RJ. Temos muitas dúvidas, e a oficina ajudou a dissipá-las. Já participei de outras atividades, como o curso de peticionamento, é bom porque há sempre novas dúvidas surgindo a cada dia. Continuarei participando", disse Ilma Gomes de Oliveira, de 64 anos.