29/05/2014 - 13:53

Advogados ganham sala mais ampla no Fórum da Taquara

Presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 28, a nova sala dos advogados do Fórum da Taquara. Partiu da diretora do fórum, Raquel de Oliveira, titular da 6ª Vara Cível, a iniciativa de disponibilizar aos advogados um local de trabalho mais amplo para os advogados, por perceber que a demanda dos advogados já não era suprida pela antiga sala. No novo espaço, o número de computadores pôde ser ampliado. Agora, em vez de três, os colegas que militam no prédio contam com dez computadores para seu auxílio.

Segundo o presidente da OAB de Madureira/Jacarepaguá, Remi Martins, após a oferta da magistrada, o pedido de transferência foi levado às presidências da Ordem e do Tribunal de Justiça. "Recebemos todo o apoio para esta troca, até porque a necessidade era comprovada", disse.

O empenho dos funcionários do projeto OAB Século 21, responsáveis pela reforma da sala nova, foi elogiado pelo tesoureiro da subseção, Pedro Tenuto. "Eles cumpriram todos os prazos e horários com uma eficiência, que demonstra o porquê deste projeto ser tão vitorioso", ressaltou o tesoureiro.

Coordenador da implantação do peticionamento eletrônico na subseção, Raul Gerolich contou que a velocidade da internet também foi aumentada. "Nossa sala está preparada para o advogado trabalhar dentro do processo eletrônico", assinalou Gerolich.

Muito elogiada por sua iniciativa de oferecer uma nova sala aos advogados, a juíza Raquel de Oliveira disse ter, por obrigação, a responsabilidade de proporcionar a todos um bom ambiente de trabalho. "Quando eu era advogada não gostava de uma série de coisas que me policio para não reproduzir agora como magistrada. Dentre elas, a de estar atenta ao necessário para a facilidade da rotina de trabalho. A advocacia é uma profissão que trabalha com a urgência. Tomo muito cuidado, por exemplo, para atender sempre com agilidade os colegas que me procuram", afirmou a diretora do fórum.

De acordo com o presidente da Seccional, em cinco minutos de conversa com a magistrada foi possível perceber que há nela muita vontade de trabalhar e oferecer o melhor aos seus jurisdicionados. "Este é o espírito de uma verdadeira servidora pública", afirmou. Para Felipe, quem vive a realidade da primeira instância sabe como as salas nos fóruns são fundamentais para o trabalho dos advogados, em especial nesta fase de processos eletrônicos. "São espaços que mais do que suporte aos colegas, estão a serviço do cidadão, já que nossa profissão representa o canal de comunicação entre a sociedade e os seus direitos", enfatizou.

"Em breve conversa com a juíza Raquel já alinhavamos um novo projeto. O de trazer para este fórum uma equipe de socorristas para situações de emergência. A magistrada  já tem um espaço destinado a esse grupo e caberá à OAB levar esta ideia ao governo estadual e à presidência do Tribunal de Justiça", adiantou o presidente.

A ideia de criação de um posto de primeiros socorros no fórum, explicou a magistrada, ganhou forças após um triste episódio da última semana. Uma pessoa sofreu um infarto durante uma audiência e faleceu, antes do socorro chegar ao prédio. "Informei o incidente à presidente do Tribunal, que me explicou que por questões financeiras não seria possível a colocação de equipes de bombeiros permanente nos fóruns. Mas a desembargadora Leila Mariano prometeu realizar, em junho, um curso de primeiros socorros no Fórum da Taquara. Todos os interessados estão convidados a participar. Conto com a colaboração da Ordem para buscarmos outras soluções para a questão", ponderou.

A família da advogada Antonieta da Silva Lopes, que dá nome à sala da Ordem no Fórum da Taquara, participou da cerimônia.

Coral na subseção

Para aliviar o estresse do dia a dia dos advogados, explicou o presidente da OAB de Madureira/Jacarepaguá, a subseção montou turmas de coral em sua sede. "Nossa ideia é, que além de um entretenimento, estas aulas auxiliem os colegas na prevenção de problemas vocais e na aprendizagem de como impor melhor o timbre de voz. Advogados utilizam muito da oratória em sua rotina", explicou.