29/08/2011 - 16:24

Advogados ganham nova sede em Vassouras

redação das Tribuninhas

Desejo antigo dos advogados de Vassouras a nova sede da Comarca agora é uma realidade. A Casa de Apoio foi inaugurada no dia 26 de agosto pela Diretoria da OAB/RJ e está localizada em frente ao Fórum Regional. No mesmo dia, a Sala da OAB dentro do Fórum também foi reinaugurada, após reforma do projeto OAB Século 21.

A Casa de Apoio oferece aos advogados um auditório com capacidade para 25 pessoas, dois escritórios compartilhados, sala de leitura e estudos, computadores com acesso à internet e leitores de cartão, aparelhos de TV e DVD, sala para fisioterapia e massoterapia, dormitório e vaga para seis carros. A Sala do Fórum foi equipada nos padrões do Século 21, com três computadores, internet, impressora, leitoras de cartão para a certificação digital e máquina de fotocópia.

Presidente da Subseção de Vassouras, José Roberto Ciminelli, frisou que o trabalho dos advogados está amparado pela OAB, sempre atenta para manter uma estrutura digna de atendimento aos colegas. Segundo ele, no entanto, ainda há muito a ser feito para que as prerrogativas sejam respeitadas. “Sinto que a OAB/RJ está cada vez mais forte e unida. Vamos aproveitar essa união para lutar pelo cumprimento dos nossos direitos”, disse ele.

De acordo com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, a autoestima dos advogados precisa ser resgatada. “Nossa 22ª caminhada dos advogados - realizada no mês de agosto em comemoração ao Dia do Advogado – tem como tema as prerrogativas. Como entidade, a Ordem oferece amparo a todas as reivindicações práticas da profissão, mas no que depende do apoio do judiciário ainda há muito a ser conquistado”, explicou Felipe Santa Cruz.

Aproveitando a presença de dois decanos da comarca de Vassouras na cerimônia, os advogados Serpa Pinto e Silvio Leal, o presidente da Caarj também lembrou a importância da referência de grandes nomes da advocacia para a evolução da profissão. “Nossa classe é feita de exemplos e história. Os que nos precederam desempenharam o papel do enfrentamento, principalmente na Ditadura. Agora, vamos construir a página da Justiça. O advogado é o braço e a voz do povo”, concluiu.

Estiveram presentes o prefeito de Vassouras, Renan Vinicius, o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, e os presidentes das subseções de Mendes, Paulo Afonso Loyola, Barra do Piraí, Leni Marques, Volta Redonda, Rosa Fonseca, Valença, Munir Assis, e Piraí, Carlos Alberto dos Santos.