30/06/2011 - 16:06

Advogados conhecem processo eletrônico

Do Jornal do Commercio

30/06/2011 - O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TJ-RS) apresentou, nesta terça-feira, dia 28, a um auditório lotado de advogados, o seu processo eletrônico, sistema a ser adotado em caráter experimental no final de setembro.

A apresentação foi feita no Seminário técnicocientífico de processo eletrônico - o futuro está presente, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) gaúcha, por meio da Comissão Especial de Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias e da Escola Superior de Advocacia (ESA).O evento ocorreu na sede da Ordem, no Centro de Porto Alegre, e foi transmitido em tempo real, pela internet, às 106 subseções da entidade no estado.

O presidente da Comissão de Informática do TRTRS, desembargador Ricardo Gehling, apresentou todo o desenvolvimento do processo eletrônico da 4ª Região.

A diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Natacha Moraes de Oliveira, explicou sobre como os advogados irão trabalhar no novo sistema, exibindo as telas que serão dedicadas à atuação desses profissionais.

No final de julho, o TRT-RS entregará o primeiro módulo do processo eletrônico, que contempla os itens de credenciamento, controle de acesso e peticionamento eletrônico.

Os presidentes do TRT-RS e da OAB gaúcha, desembargador Carlos Alberto Robinson, e o advogado Claudio Lamachia, respectivamente, abriram o encontro com seus pronunciamentos.

Robinson destacou que o processo eletrônico está sendo uma construção coletiva, com a participação de todos os agentes da Justiça do Trabalho, inclusive os advogados.