04/07/2013 - 18:08 | última atualização em 04/07/2013 - 19:36

Advogados que atuaram em manifestações são homenageados

Uma emocionante homenagem ao papel da advocacia marcou o início da sessão solene do Conselho Pleno desta quinta-feira, dia 4, na sede da OAB/RJ. Na ocasião, os membros da Seccional e os advogados voluntários que se uniram a eles formando um plantão de atuação frente às arbitrariedades cometidas pela Polícia nas manifestações ocorridas em junho, nas ruas do Rio de Janeiro, se encontraram novamente, desta vez para receber os méritos por sua atuação em defesa da democracia.

"A Ordem entendeu, desde as primeiras manifestações, que aquele era um momento de cidadania e que não nos cabia ir às ruas, enquanto entidade, para definir o movimento. Mas tínhamos o dever de garantir a livre expressão e fizemos isso com o apoio de advogados que nos procuraram e criaram um grande espírito de voluntariado que marcou esse período. Esses voluntários viraram noites, enfrentaram as balas de borracha e as bombas de efeito moral da Polícia, e nesse momento nossa classe se uniu, ultrapassando visões particulares, para exercer seu dever de garantir o respeito aos Direitos Humanos e às manifestações", declarou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, na abertura do evento.

Durante as passeatas, cerca de cem advogados se revezaram nas delegacias, ruas e hospitais, atuando em casos de excessos das forças policiais. Além de liberarem pessoas indevidamente presas, estiveram presentes em situações como a que levou centenas de estudantes e professores a se refugiarem nos prédios do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e na Faculdade Nacional de Direito, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na noite do dia 20.

Presente à ocasião, o vice-presidente da Seccional, Ronaldo Cramer, ressaltou a solidariedade dos colegas: "Foi formada, quase que de forma automática, uma rede de colaboração entre a Ordem e advogados voluntários para socorrer os manifestantes, para defender a ordem jurídica e a própria advocacia. Isso me emocionou, foi algo que eu nunca tinha visto".

"Vi advogados que ficaram até a manhã em delegacias, tentando retirar o último manifestante recolhido indevidamente. Esses colegas não só honraram as melhores tradições da nossa casa, como criaram um movimento que não deve ser perdido agora", disse ainda.

O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, que também atuou nas manifestações, reforçou: "Esses advogados que estão aqui compreenderam a importância de a OAB estar na rua. E nós não vamos arredar pé, não vamos nos afastar de forma alguma dessa essência, que é a defesa da liberdade de manifestação e das garantias individuais dos cidadãos. Hoje a Ordem tem seu papel reconhecido, hoje a Ordem é maior graças à atuação desses advogados, que agora podem seguir nesse caminho e criar lideranças em seus próprios seguimentos. Este ato marca um episódio histórico para a nossa classe".