24/02/2012 - 10:17

Advogado acusado de dar um golpe de R$ 10 mihões é preso

jornal Extra

Policiais da 31" DP (Ricardo de Albuquerque) prenderam, na tarde desta quinta-feira, dia 23, o advogado Jorge Rangel Baptista Filho, acusado de chefiar uma quadrilha de estelionatários que atuava no Rio de Janeiro. O bando fraudava ações para receber indenizações de lojas e empresas por meio de procurações falsas. Segundo a polícia, o lucro da quadrilha está estimado em aproximadamente R$ 10 milhões.

"Recebemos uma ligação anônima e seguimos para a Rua Miguel Angelo, ng Méier, onde ele foi preso. E a segunda vez que chegam dicas sobre seu paradeiro", afirmou a delegada da 31" DP, Marcia Julião.

Baptista Filho estava foragido desde novembro do ano passado, quando teve sua prisão preventiva decretada. O Disque-Denúncia chegou a oferecer R$ 2 mil para quem indicasse onde o advogado estava escondido.

De acordo com o inspetor Getúlio Moura, da 31" DP, a prisão do advogado é decisiva para a desarticulação da quadrilha, que pode chegar a contar com mais de 20 advogados. Outros quatro integrantes já foram presos, inclusive duas mulheres.

A quadrilha buscava informações de consumidores junto aos Serviços de Proteção ao Crédito e usava os.dados dessas pessoas para abrir processos contra estabelecimentos comerciais. Como advogados, eles tinham facilidade para consultar tais dados sigilosos.

O suposto chefe da quadrilha teve seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cassado, mas utilizava matrículas de outros profissionais, segundo apontam as investigações conduzidas pela 1ª DP (Praça Mauá). Ele responde pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, apropriação indébita e falsificação de documento público.

A polícia continua as investigação para prender os outros integrantes do bando. Procurados, os advogados de Baptista Filho não retornaram às ligações.