25/03/2015 - 09:00 | última atualização em 30/03/2015 - 13:49

COMPARTILHE

Advocacia contemporânea é debatida em evento na Seccional

redação da Tribuna do Advogado

A palestra do ex-ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Sidnei Beneti foi o destaque do lançamento do livro A formação da advocacia contemporânea, realizado na OAB/RJ na manhã desta terça-feira, dia 24. Em seguida, foi realizado debate sobre o assunto com a participação do chefe de gabinete da presidência do BNDES, Sérgio Suchodolski, e dos professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Luiz Guilherme Migliora, Otto Lobo e Pedro Fortes.

Em sua exposição, Beneti abordou a relação entre juízes e advogados e falou sobre o que chamou de "mitos que cercam a profissão jurídica". Segundo ele, muitas afirmações tidas como verdades, especialmente por estudantes de Direito, não passam de frases prontas que acabam sendo repetidas. Como exemplo ele citou as declarações de que os juízes não leem os autos do processo e não recebem os advogados. A necessidade de mudança em leis apenas por serem antigas e a falta de utilidade da sustentação oral em julgamentos também foram lembradas como teorias que não se concretizam na prática. "Não podemos desmoralizar nosso sistema de Justiça, que é um garantidos de nossa ordem jurídica", disse.
 
No debate que se seguiu foram apresentadas variadas perspectivas sobre a advocacia contemporânea, com foco nos desafios enfrentados, especialmente, pelos jovens advogados e suas atuações junto ao Judiciário e nas diversas áreas do Direito. "Os profissionais de hoje têm cada vez mais demandas. É preciso ter boa comunicação oral e escrita; ser um bom gestor de pessoas e clientes e conhecer de forma aprofundada o Direito", afirmou Suchodolski na abertura da mesa.

"Formação da advocacia contemporânea" é o 10º volume da coleção Cadernos FGV Direito Rio e pode, assim como as outras obras da coletânea, ser consultada na íntegra por meio da biblioteca digital da FGV. 
Abrir WhatsApp