20/05/2013 - 17:34 | última atualização em 22/05/2013 - 13:10

Ação das subseções na Zona Oeste distribui 500 identidades

redação da Tribuninha

A Ação Social da OAB, promovida pelas subseções da Zona Oeste em parceria com a Caarj, teve a sua primeira edição neste domingo, dia 19, na Praça Álvaro Araújo Salazar, Reta do João XXIII, em Santa Cruz. Ao todo, foram mais de 500 carteiras de identidade expedidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) e cerca de 80 atendimentos de aferição de pressão arterial e glicose.

De acordo com o presidente da OAB/Campo Grande, Mauro Pereira, levar serviços às comunidades carentes, em que o poder público falha de alguma forma, faz parte das orientações da atual administração da Ordem. "Incluir a OAB nos assuntos da comunidade é muito importante. É um projeto iniciado nas gestões do Wadih, com resgate da dignidade dos advogados e da população, e que ganha ainda mais força nesta etapa comandada pelo Felipe", afirmou.

"A Ação Social só aconteceu por conta da parceria da Caarj. Além de providenciar dentista e enfermeira para os exames básicos, a Caixa também arcou com alguns dos custos da campanha", explicou Mauro.

Antônio Dionísio
morador
As subseções da Zona Oeste (Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Barra da Tijuca) pretendem dar sequência ao projeto, realizando ao menos uma edição da campanha na comunidade mais carente de cada região. "Em reunião, decidimos que o primeiro local a ser beneficiado seria Santa Cruz. A partir daí procuramos a comunidade em que os benefícios da Ação fossem realmente necessários. A Reta do João XXIII engloba 17 comunidades carentes. Era o local ideal para darmos o pontapé inicial para a iniciativa", explicou Mauro Pereira.

Para o presidente da OAB/Santa Cruz, Milton Ottan, o entrosamento entre as subseções ajudou a desenvolver o trabalho. "A Zona Oeste é muito carente. Por isso, decidimos implantar a ação. Com certeza contribuirá para a população", declarou.  Ronaldo Barros, da OAB/Bangu, concorda. "Conhecemos os problemas da Zona Oeste e podemos discutir juntos o que a Ordem pode fazer para ajudar. Um desses meios é a ação social. Acredito que ela será de grande valia", disse.

População agradecida

Além da expedição de documentos pelo Detran e dos exames preventivos feitos pela equipe do projeto Saúde Itinerante da Caarj, a população contou com os serviços de orientação jurídica, realizada por 15 advogados da OAB/Campo Grande, dentista, encaminhamento para matrícula nas escolas municipais, feito pela X Coordenadoria Regional de Educação, cabeleireiro e recreação infantil.

A Ação beneficiou moradores como Antônio Dionísio Pitoresco, 74 anos, e sua esposa, Márcia Balbino Ferreira, 50 anos. Dionísio, como prefere ser chamado, além de aferir a pressão arterial e a glicose, esclareceu algumas dúvidas que tinha sobre seus direitos como consumidor. Márcia aproveitou o posto do Detran, instalado em sua porta, e providenciou os documentos da filha caçula.

Os dois, que têm uma ligação antiga com a comunidade, agradeceram o auxílio das subseções. "Nossa comunidade é muito carente dos serviços do poder público. A praça só tem brinquedo porque há dez anos eu decidi construí-los. Se eu não faço a manutenção dos brinquedos, as crianças ficam sem brincar. Estamos abandonados aqui. Ainda bem que podemos contar com projetos como o que a OAB realiza hoje", observou Dionísio.

Como gratidão, Márcia se ofereceu para cozinhar para os voluntários que trabalharam na campanha. Foi ela a responsável por organizar e servir o almoço para a equipe. "Gosto de ajudar. É minha forma de agradecer aos serviços que estamos recebendo", disse. Os mantimentos foram comprados pelas subseções.

Além das subseções e da Caarj, participaram da ação o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran); a Fundação Leão XIII; a Prefeitura; a Subprefeitura da Zona Oeste; o Procon; o Corpo de Bombeiros; a Polícia Militar; o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Ueso); a Coordenadoria Regional de Educação; a Associação Comercial de Campo Grande; e as marcas Embelleze e Guaracamp.