06/09/2012 - 12:48

Ação de assistência a presos conta com OAB/RJ e Caarj

Levar àqueles que estão saindo das prisões meios e oportunidades para saírem do mundo do crime e encontrarem um lugar no mercado de trabalho. Com esse objetivo, foi realizada nesta quinta-feira, dia 6, a 1ª Ação Pró-egresso da Secretaria de Administração Penitenciária, realizada pelo Patronato Magarino Torres e pelo Conselho Penitenciário. A OAB/RJ, a Caarj e o Sindicato dos Advogados participaram com tendas de orientação jurídica trabalhista, distribuição de cartilhas e uma equipe do projeto Saúde Preventiva para aferição de pressão arterial e de glicose.
Entidades contribuíram com orientação jurídica, cartilhas e com o projeto Saúde Preventiva

Articulado pela presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes, representante da Seccional, o evento reuniu as comissões de Direitos Humanos, de Política sobre Drogas, de Igualdade Racial e de Direito à Educação. Tendas da Defensoria e do Ministério públicos, dos ministérios da Previdência e do Trabalho, de diversas empresas e organizações não governamentais, além do grupo Afro Reggae, trabalharam na orientação de direitos, expedição de documentos e no cadastramento em bancos de vagas de trabalho os egressos, apenados em livramento condicional e em regime de prisão albergue domiciliar.

"Queremos, com esta primeira ação, levar aos egressos uma chance de virarem a página e reconstruírem suas vidas, oferecendo-lhes instrumentos necessários à sua reintegração social", afirmou Maíra, que recebeu os agradecimentos da diretora do patronato, Mariângela Ribeiro. A Caarj foi representada por sua secretária adjunta, Naide Marinho, que também é vice-presidente do Sindicato dos Advogados. Participaram o presidente da Comissão de Direito à Educação, Mário Miranda Neto, e os membros da Comissão de Igualdade Racial Rogério Gomes e Sanda Machado, entre outros.