29/04/2010 - 16:06

39º Exame de Ordem: OAB/RJ é a quarta colocada

39º Exame de Ordem: OAB/RJ é quarta colocada em ranking nacional

Da redação da Tribuna do Advogado

28/04/2010 - Com 31,41% de aprovados, a OAB/RJ foi a quarta colocada no ranking das seccionais que participaram do 39º Exame de Ordem. Primeira da lista entre as 647 instituições de ensino de todo o país - com exceção de Minas Gerais, que, na época, ainda não tinha aderido à seleção unificada -, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou 80% dos candidatos. Em segundo lugar, ficou a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com 78,57% de aprovação.

Além da Uerj e da Unirio, outras duas universidades no estado obtiveram mais de 60% de aprovação. São elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com índice de 69,58%, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que alcançou a marca de 75,57%.

Para o presidente da Comissão de Exame de Ordem, Mauro Abdon, o notório desempenho dos candidatos fluminenses reflete a seriedade com que a avaliação vem sendo encarada. Em sua visão, a confiança dos estudantes na seriedade da prova contribuiu para o quadro vitorioso. "Desde o início da gestão anterior, em 2007, trabalhamos para o aumento da seriedade do Exame, tanto em nivel de cobrança como no de evitar o vazamento das questões. Isso se reflete no resultado das provas. Hoje os estudantes têm certeza de que o processo de admissão é republicano". Em edições anteriores, a Seccional alncançou o 18º, o 11º e o 17º lugares.

Abdon destacou também a importância da seleção unificada para todo o pais, em vigor a partir da 40ª edição da prova, que está em andamento. "Além de tornar a avaliação mais isonômica, o Exame unificado tem a vantagem de permitir análises comparativas e pontuais entre os estados".

Também foi citada pelo presidente a melhoria no ensino das instituições flumineses com mais de mil inscritos, como é o caso das universidades Cândido Mendes, da Cidade e Estácio de Sá. As três instituições privadas aprovaram, cada uma, mais de 30% de candidatos, número considerado satisfatório por Abdon se comparado com os de outras instituições do país de ensino massificado.

Quanto à investigação sobre uma possível fraude na aplicação da segunda fase do 40º Exame de Ordem, em Osasco - e que motivou o adiamento da prova -, a Comissão afirmou que está atenta ao trabalho da Polícia Federal e espera que os resultados contribuam para dar mais segurança à realização das avaliações.

aqui a tabela com desempenho de todas instiuições de ensino.

Veja aqui a tabela com desempenho das seccionais.

*com mais de quarenta candidatos inscritos no Exame