08/08/2011 - 14:24

Volta do recesso marca troca de corregedor-geral

Jornal do Commercio

O Conselho da Justiça Federal (CJF) realiza hoje, em Brasília, a partir das 14 horas, sua primeira sessão ordinária após o recesso do Judicário. A reunião será a última do ministro Francisco Falcão como corregedor-geral do CJF, órgão do qual é membro efetivo. Assumirá a vaga, pelos próximos dois anos, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, que tomará posse amanhã, às 18 horas, no salão nobre do STJ.

Oministro João Otávio de Noronha assume também as funções de presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais e de diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

Natural de Três Corações (MG), o ministro construiu sua carreira jurídica no Banco do Brasil, onde ingressou como funcionário concursado, em 1975. Tornou-se advogado do Banco em 1984, tendo sido promovido a diversos cargos até chegar a diretor jurídico da instituição. Também atuou como conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e integrou o Conselho de Administração das empresas Cia. Energética do Rio Grande do Norte, Itapebi Geração de Energia S/A, Companhia de Seguros Aliança do Brasil e Valesul Alumínios S/A.

Em 2002 foi nomeado ministro do STJ, onde já atuou como membro da Segunda Turma e da Primeira Seção, e presidente da Segunda Turma. Atualmente, é presidente da Quarta Turma, membro da Segunda Seção, da Corte Especial e do Conselho de Administração daquele tribunal. Ele também é membro efetivo do CJF desde março de 2011. O CJF é vinculado ao STJ tem a função de deliberar sobre assuntos da Justiça Federal de 1º e 2º graus.