14/07/2017 - 10:12 | última atualização em 14/07/2017 - 17:47

Seminário discute o uso da fosfoetalonamina

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
Acontece agora na OAB/RJ o II Seminário Fosfoetalonamina Sintética e o Direito do Paciente Oncológico, promovido pela OAB/Iguaba Grande. O evento, cuja primeira edição foi realizada na Região dos Lagos, continuará ao longo do dia, com diversas palestras e um debate aberto ao público no final. As palestras ocorrem no Plenário Evandro Lins e Silva, que fica na Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar, no Centro – e estão sendo transmitidas pelo canal da OAB/RJ no Youtube.

O professor Salvador Claro Neto, doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, é o primeiro palestrante. “A fosfoetalonamina já é uma realidade, mas é preciso uma força maior para ser colocada como um remédio consagrado. A ideia aqui é apresentar uma noção de como a substância funciona no organismo”, afirmou ele ao iniciar sua explanação.

Na abertura, a presidente da OAB/Iguaba Grande, Margoth Silvana da Silva Cardoso, agradeceu o apoio da Seccional ao sediar o evento. “A diretoria foi sensível à causa do paciente oncológico. Nós entendemos que é uma escolha desse paciente fazer uso da fosfoetalonamina para seu tratamento, e esse direito não pode ser negado. Trouxemos pesquisadores que estão envolvidos com a questão, para podermos entender e esclarecer o uso dessa substância”, disse ela. Representantes das OAB/Leopoldina e da OAB/Seropédica também participam do evento.

Farão palestras ainda o professor Gilberto Orivaldo Chierice, doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo; o defensor público federal Daniel Macedo, titular do 2º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva no Rio de Janeiro; o empresário Diego Rodriguez, ativista e representante da Radio Fosfo; o professor Durvanei Augusto Maria, pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantã; e o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Robson Roney Bernado, doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.