29/05/2018 - 16:02 | última atualização em 29/05/2018 - 16:27

Seccional recebe 7º Simpósio de Direito Desportivo

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Vitor Fraga
Na segunda-feira, dia 28, a OAB/RJ sediou a 7ª edição do Simpósio de Direito Desportivo, realizado pela Comissão de Direito Desportivo (CDD) da OAB/RJ em parceria com o Grupo de Estudos de Direito Desportivo da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, e com o apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Fferj), do Conselho Federal de Educação Física (Confef), da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD), da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) e do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). O evento aconteceu no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira.

O coordenador-geral do Grupo de Estudos de Direito Desportivo da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD), Ângelo Vargas, ressaltou na abertura que o evento “já é tradicional não só na comunidade esportiva, mas também na comunidade acadêmica e científica do Estado do Rio de Janeiro”.

Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar Diante dos transtornos provocados pela greve dos caminhoneiros, o presidente da CDD e também do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, Marcelo Jucá, comemorou o quorum do simpósio. “Tivemos 380 inscritos, um recorde. Acertamos ao manter o evento mesmo com o problema dos transportes”, disse ele, que também é diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD).

O diretor da FND/UFRJ, Carlos Bolonha; o presidente do Confef, Jorge Steinhilber; o presidente da Fferj, Rubens Lopes; e o professor e ex-diretor da FND/UFRJ Flávio Martins completaram a mesa de abertura. O evento teve quatro mesas redondas, cujos temas estavam ligados a questões como Justiça Desportiva, contratos de trabalho de atletas e direitos humanos, que foram abordados em palestras de Marcelo Moura, Ricardo Miguel, Luciana Lopes, Cláudio Boschi, Vantuil Gonçalves Jr., Líbero Atheniense, Renata Mansur, Wanderley Rebello, Carlos Francisco Portinho, Wladimyr Camargos e Paulo Feuz.