17/04/2018 - 15:03 | última atualização em 11/05/2018 - 13:42

COMPARTILHE

Palestra expõe impactos de decreto que regula portos

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico (Cide) organiza uma palestra para discutir as questões jurídicas e impactos operacionais e de investimento do Decreto nº 9.048/17, que regula a exploração dos portos no país. O encontro será no dia 14 de maio, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede (Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar), das 9h às 15h.
 
A presidente da Cide, Luciana Levy, o presidente da Comissão Direito Marítimo e Portuário e do Mar (CDMPM), Godofredo Mendes Vianna, e o tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Luciano Bandeira, serão os mestres de cerimônia.
 
Segundo Luciana Levy, os impactos do decreto 9048/17 foram significativos no setor portuário. “Há uma polêmica grande no TCU sobre sua legalidade e uma instabilidade no cenário político que passa também pelo tema do decreto”, diz ela.
 
O primeiro painel, Inovações e constitucionalidade do decreto: a polêmica no TCU, trará os advogados Fábio Barbalho Leite e Marcos Ludwig e o professor da FGV Direito Rio Rafael Véras, com mediação do  membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar da OAB/RJ Rafael Gonçalves.
 
O segundo, Adaptações dos contratos vigentes ao decreto: aspectos procedimentais, será capitaneado pelo membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar, Ezequiel Balfour Levy. Falarão a diretora executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Luciana Guerise, o assessor especial no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Luiz Fernando Garcia, o coordenador do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP-USP), João Ferreira Netto e o superintendente de Fiscalização e Coordenação na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Flávia Takafashi.
 
A terceira mesa, Impactos operacionais e no investimento setorial, terá palestras do diretor na Merco Shipping Marítima, Aluisio Sobreira, do presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), José Dibella, e do presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa.
 
As inscrições devem ser feitas através da área de eventos no site da OAB/RJ. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp