30/11/2017 - 17:23 | última atualização em 30/11/2017 - 17:31

COMPARTILHE

OAB/RJ sedia Tectur pela primeira vez

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
A quarta edição do Seminário Internacional de Tecnologia e Turismo (Tectur) aconteceu nesta quarta-feira, dia 29, no Plenário Evandro Lins e Silva da Seccional. Promovido pela Comissão de Turismo (CT) da OAB/RJ em parceria com a Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da Universidade Federal Fluminense (UFF), o evento teve como objetivo discutir práticas relacionadas ao tema Os desafios do profissional do turismo do Estado do Rio de Janeiro e os impactos legais das novas tecnologias.
 
De acordo com o presidente da CT, Hamilton Vasconcellos a parceria é parte de um trabalho que o grupo vem realizando voltado às novas discussões da área do turismo, apresentando um olhar jurídico sobre o impacto das atividades na vida das pessoas. “A OAB/RJ tem buscado sempre trazer um pouco da sociedade para dentro da Seccional. Precisamos alterar algumas leis, sou um crítico das leis na área de turismo, tudo demora muito. Temos leis de transporte turístico que são difíceis de mudar em todo o país. Acho que precisamos ser otimistas, apesar do cenário atual”, afirmou.
 
É a primeira vez que o evento acontece fora de Niterói. Um ônibus foi disponibilizado para trazer cerca de 50 alunos da universidade. O diretor da FTH, Marcelo Machado, ressaltou que a ideia foi reunir academia, mercado e sociedade civil para debater questões importantes para o setor, que passa por mudanças. “O professor Milton Santos destacava que estamos em um mundo de transformações muitos significativas, voltadas sobretudo para o avanço tecnológico, e que talvez possamos não dar conta da repercussão disso. Recordo que há alguns anos se dizia que a tecnologia não afetaria o turismo, e isso se mostrou um engano”, disse. Também fizeram parte da mesa de abertura o chefe do Departamento de Turismo da UFF, João Evangelista Monteiro, e a presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, Rosana Mara Mazarro.
 
A conferência de abertura, com o tema Tecnologia como substituto possível da viagem: uma possibilidade real ou satisfatória?, foi proferida pelo professor da Universidade de Aveiro Manoel Oliveira. “Gosto de viajar fazendo estudos auto etnográficos dos locais que conheço, todos podemos fazê-lo. Sou um turista à moda antiga, cheguei ontem em Niterói e a primeira coisa que pedi na recepção do hotel foi um mapa. Bem, e vim falar sobre tecnologia”, contou Oliveira, arrancando risos da palteia.
 
O seminário teve ainda outras palestras, tais como: Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil, apresentada por Flavio Gueiros, do SEBRAE; O desafio da legislação para as novas tecnologias, ministrada por Hamilton Vasconcellos; O futuro da gestão pública de Turismo, proferida por Ítalo Mendes, do Ministério do Turismo; eTurismo e inteligência artificial, que ficou a cargo do professor Marcos Cavalcanti.
Abrir WhatsApp