01/06/2010 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/RJ cria comissão sobre drogas

OAB/RJ cria comissão sobre drogas


Do Jornal do Commercio

01/06/2010 - A Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) criou uma comissão destinada a estudar e trabalhar meios de prevenção e combate às drogas. A ideia é reunir pessoas capacitadas nestas áreas e torná-las multiplicadoras dos projetos por uma sociedade mais sadia. O grupo, que foi instalado na última sexta feira, é presidido pelo secretário geral adjunto da OAB/RJ, Wanderley Rebello Filho.

A comissão é integrada por advogados, especialistas e profissionais de diversas áreas. O objetivo é trabalhar com o foco voltado, principalmente, para crianças e jovens. "Temos que trabalhar junto àqueles que são mais vulneráveis", disse.

O advogado criticou "a profunda hipocrisia" no tratamento do tema. "Não defendo a liberação de nada, mas por que se pode beber álcool e fumar cigarros em público, ambos causadores de dependência, e não se pode fumar maconha? Por que a juventude não pode consumir ecstasy e pode tomar vodka com redbull nas festas?", questionou Wanderley, alertando que é preciso lidar com o problema pela via da prevenção e da educação.

O secretário-geral da seccional, Marcos Luiz Oliveira de Souza, representando o presidente Wadih Damous, disse que a comissão terá todo o apoio da Ordem, e destacou a importância da iniciativa no momento atual. "É nesse momento que vivemos, de angústia e de pandemônio social, que precisamos encontrar respostas e soluções para o problema da droga". Marcos Luiz lembrou que, só no centro da cidade, 880 crianças já estão catalogadas como dependentes do crack.

A especialista Mina Seinfeld de Carakushansky, presidente da associação Brasileiros Humanitários em Ação e ex-secretária municipal de Prevenção à Dependência Química, dispôs-se a trabalhar com a Comissão e enfatizou a importância de uma atuação integrada entre o poder público e a sociedade.

Abrir WhatsApp