14/07/2017 - 10:09 | última atualização em 14/07/2017 - 17:36

COMPARTILHE

OAB Mulher enfoca violência contra lésbicas e transexuais

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 13, a segunda edição da Roda de conversa sobre violência de gênero – série de eventos organizada pela OAB Mulher da Seccional –, cujo foco foi a violência sofrida por mulheres lésbicas e transexuais.
 
A presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, explicou que o formato do evento, bastante informal, tem como objetivo facilitar a troca de informações e experiências entre todos os presentes. Ela ressaltou que a participação do presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra Advogados (Ceva) da Seccional, Alexandre de Carvalho Ayres, na abertura, simboliza o papel dos homens na luta contra a violência de gênero. “A Ordem é sempre instada a responder diante de tantos assuntos no país, e a violência de gênero é um problema de todos nós, de toda a sociedade. São tantas as questões que temos que enfrentar que é muito importante que os homens participem das discussões. Por isso, a ONU Mulheres criou a campanha Eles por elas, assinada pelo presidente Felipe Santa Cruz, e por isso convidamos o Alexandre”, afirmou.
 
A violência contra advogadas, em especial mulheres lésbicas e transexuais, foi o tema central do dia. A delegada Tatiana Queiroz, da Delegacia de Atendimento à Mulher de Belford Roxo, foi uma das palestrantes. “Em 2016, tivemos 351 registros de ocorrência envolvendo vítimas ou autores homossexuais e transexuais no Rio de Janeiro. Hoje, a Deam reúne todos os casos que envolvem o gênero feminino, mas estamos engatinhando ainda”, disse.
 
A integrante da Ceva Roberta Baptistelli, e o vice-presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e colaborador do GT de lésbicas e transexuais da OAB Mulher, Henrique Rabelo, também fizeram parte da mesa de debates.
Abrir WhatsApp