20/07/2017 - 10:03 | última atualização em 20/07/2017 - 10:24

Nova Iguaçu encerra dia de visitas às subseções da Baixada

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Após passar por Belford Roxo e Nilópolis, a OAB/Nova Iguaçu foi o destino final da Caravana de Prerrogativas da Seccional na quarta-feira, 19, de visitas à Baixada Fluminense. Anfitrião do encontro e presidente da subseção local, Jorge Rosenberg recebeu o grupo e auxiliou na distribuição do material da campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania, que vem sendo divulgada por todo o estado.

O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, esclareceu que a campanha tem basicamente dois objetivos: a defesa direta dos direitos dos advogados no exercício da profissão e a união da classe. Ele destacou o número de atendimentos desde o início do atual mandato, em 2016 – a previsão é de que até o fim do ano seja atingida a marca de 14 mil atendimentos neste período -, ressaltando que a grande quantidade de casos tem um lado positivo e um negativo. "Mostra que estamos sendo eficientes, mas ao mesmo tempo prova o quão desrespeitados somos em nosso cotidiano profissional", constatou.

Outro ponto lembrado foi a criação de uma procuradoria exclusiva para a comissão, com o intuito de centralizar e agilizar a assistência aos colegas. "Fizemos isso para que o advogado não tenha receio de exercer sua profissão, para que ele não fiquei inseguro de ir à tribuna enfrentar quem quer que seja. Sobral Pinto dizia que a advocacia não é profissão para covardes, mas o advogado não tem que ser super herói. É preciso que ele tenha amparo", salientou Luciano, antes de lembrar a recente atuação da comissão no caso do advogado Marino D'Icarahy (leia aqui a matéria sobre este caso), acusado de ofender um magistrado por escrito em um pedido de habeas corpus. Na ocasião, Luciano fez a sustentação oral defendendo a imunidade do advogado no exercício da profissão, conseguindo a absolvição do colega.

Rosenberg conclamou os advogados a terem uma postura mais participativa e convocou uma 'cruzada' pela defesa intransigente das prerrogativas. "É importante entendermos a atuação fundamental e permanente da Ordem neste momento. Não podemos ficar só reclamando, é preciso uma atuação mais efetiva da parte de todos. A união pregada neste encontro passa muito por aí", afirmou o presidente.

No mesmo sentido, Luciano reafirmou o olhar cada vez mais atento aos desrespeitos cometidos. "A caravana está aqui pra dizer que o advogado pode contar conosco. A Ordem estará presente sempre que um advogado precisar. É bom que os tribunais, os delegados, o Ministério Público e outras entidades e autoridades saibam disso", finalizou.

O procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, e o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Nova Iguaçu, Sérgio Almeida, completaram a mesa do evento.