30/10/2017 - 16:06 | última atualização em 10/11/2017 - 17:29

Encontro irá tratar do genocídio de jovens negros no país

A cada cem pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. O dado, junto a outros apontamentos colhidos do Atlas da Violência 2017, pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é apenas o mais recente balanço que reforça uma denúncia antiga da militância negra: no nosso país, uma pessoa jovem e negra tem muito mais chances de morrer por homicídio.

Com a intenção de avaliar as consequências dos anos de escravidão negra no país para o quadro atual, a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (CEVENB) da OAB/RJ, junto à Comissão Nacional da Escravidão Negra, do Conselho Federal, realizarão um encontro no próximo dia 13, às 13h, que, segundo o presidente dos dois grupos, Humberto Adami, visa a reunir forças para denunciar o genocídio da juventude negra.

“Algumas entidades estão denunciando, com base em diversos dados, esse genocídio em cortes internacionais. Mas isso acontece de forma isolada: uma ONG como a Anistia Internacional, por exemplo, faz uma denúncia, a Justiça Global faz outra... E acreditamos que, reunindo forças, essas denúncias podem ter mais repercussão, a fim de provocar alguma mudança estrutural no nosso país em relação a essa violência contra os afro descendentes”, explica Adami.

Segundo ele, a ideia das comissões é tornar a OAB um “polo catalisador” que some informações e ações das diversas entidades que estão tratando da questão. Além disso, o evento debaterá temas como a construção sistêmica da violência contra a juventude pela perspectiva do Direito no Brasil.

Além dos integrantes da Ordem, o encontro reunirá representantes da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), da  Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, além de desembargadores, promotores e mais profissionais ligados ao tema.

O evento será realizado no Plenário Antonio Modesto da Silveira, no 9º andar da sede da OAB/RJ. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo email [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.