16/04/2018 - 18:12 | última atualização em 20/04/2018 - 16:12

COMPARTILHE

Cevenb debate reparação da escravidão, samba e carnaval

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) da OAB/RJ promove, no dia 24, a palestra Reparação da escravidão, samba e carnaval. O evento, que marcará a nomeação de Selma Mattos Rocha (a Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija Flor de Nilópolis) como integrante da Cevenb, acontecerá de 9h às 12h no Plenário Evandro Lins e Silva, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, no Centro.
 
“Será uma oportunidade de se falar da reparação e escravidão não apenas no carnaval. Receberemos com muita honra a bacharel em Direito Selminha Sorriso, e o ingresso dela na comissão nos traz mais um motivo para falar em reparação, como o fizeram as escolas de samba esse ano. Temos realizado ao longo do último ano o debate sobre a reparação de várias formas, articulada à questão do ensino, aos institutos federais, à gastronomia”, disse o presidente da Cevenb, Humberto Adami, anunciando que no dia 7 de junho haverá o próximo evento dentro da mesma proposta, que será realizado no Quilombo do Bracuí, em Angra dos Reis.
 
Haverá uma mesa temática com o titulo O samba canta para reparação, com a participação da secretária de cultura do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira, do sambista e advogado Nei Lopes e da jornalista Flávia Oliveira, entre outros. Representantes das comissões da Verdade da Escravidão Negra e de Igualdade Racial de subseções e de outras seccionais também estão na lista de convidados.
 
O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone: (21) 2272-2053.
 
Abrir WhatsApp