01/08/2017 - 16:33 | última atualização em 02/08/2017 - 08:45

COMPARTILHE

Caravana de Prerrogativas passa por Saquarema

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
"A comissão de prerrogativas sempre nos ajudou e manteve as portas abertas para a advocacia de Saquarema. Esta caravana apenas reafirma o excelente trabalho que vem sendo realizado", afirmou Miguel Saraiva, presidente da OAB/Saquarema, ao receber a comitiva da Ordem nesta terça-feira, dia 1°. No auditório da subseção, o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, fez mais uma palestra para os colegas que militam na região. 

"Valorização da advocacia passa por resgatar perante a sociedade a imagem de nossa classe", afirmou Luciano. Ele justificou a afirmação argumentando que promotores, juízes e delegados estão inseridos na sociedade, "não são alienígenas". Portanto, seriam naturalmente influenciados por uma imagem positiva. 

Um dos primeiros passos para essa mudança, é, segundo o presidente da Comissão de Prerrogativas, a união de todos os colegas em torno do mesmo objetivo. "Precisamos de uma advocacia forte, altiva e independente. Este processo de fortalecimento passa pelo aumento da participação feminina em nossa classe", disse ao lembrar do crescente número de mulheres exercendo a profissão. 

Luciano apresentou aos presentes o aplicativo para dispositivos móveis Prerrogativas mobile, por meio do qual é possível denunciar violações no exato momento em que acontecem, além de detalhar o funcionamento da procuradoria da comissão, criada para cuidar exclusivamente de casos de abusos cometidos contra colegas no exercício da profissão. "Não é motivo de orgulho, mas apenas neste ano já assinamos 2.700 representações contra autoridades. Este número mostra o quanto estamos trabalhando, mas também sinaliza uma estrada longa na busca pelo pleno respeito à advocacia", constatou. 

Saraiva pediu aos advogados que reflitam sobre os caminhos apontados pela Ordem na tentativa de criar um sentimento conjunto. "Temos, aqui na subseção, total confiança nos valores da comissão e compartilhamos das mesmas convicções", sublinhou. 

A Caravana de Prerrogativas em Saquarema foi composta, ainda, pelo procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi; pelos presidentes das subseções de Mangaratiba, Ilson Ribeiro; da Leopoldina, Talita Menezes; e de Campo Grande, Mauro Pereira; pelo vice-presidente da Caarj, Fred Mendes; pela presidente da Comissão OAB Mulher da Seccional, Marisa Gaudio; e pelo procurador da Comissão de Prerrogativas Luan Cordeiro.
 
A comitiva passará ainda hoje pelas subseções de Araruama e Iguaba Grande.
Abrir WhatsApp