Notícias
05/03/2018 – 17h44 | última atualização em 05/03/2018 – 17h54

Comissão traz especialistas para debater a preservação dos jacarés

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
         Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar
 
 
Nádia Mendes
Na manhã desta segunda-feira, dia 5, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ recebeu o presidente do Instituto Jacaré, Ricardo Freitas Filho, para tratar da situação destes animais no Rio de Janeiro e a possibilidade da criação de um santuário da espécie na cidade. “O nosso debate vai girar em torno do que pode ser feito para resolver essa questão”, adiantou o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso.
Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliar

Segundo Ricardo Freitas Filho, o Complexo Lagunar de Jacarepaguá tem sido cada vez mais danificado ao longo dos anos. “Trata-se de um sistema entupido, com o despejo de esgoto da cidade, vítima de descaso completo do meio ambiente”, disse. E os jacarés são grandes prejudicados nessa situação.

Além da sujeira das lagoas, a caça ilegal de jacarés ocorre com frequência. "Diariamente temos a presença de caçadores na Lagoa da Tijuca, mas não existe nenhuma fiscalização. A Lagoa de Jacarepaguá também registra grande presença de caçadores, sem fiscalização da mesma forma. Muitas vezes em trabalhos noturnos, já que o trabalho com jacarés é noturno, nós cruzamos com barcos que notoriamente são caçadores e não pescadores”, destaca Ricardo, pontuando que entre 2016 e 2018, quase 16 animais foram caçados, todos eles dentro das unidades de conservação.

Também participaram do debate o subsecretário de meio ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Justino Carvalho; o gerente de fauna do Inea, Eduardo Lardosa; o coordenador de animais exóticos da CPDA, Francisco Carrera; e o advogado Rogério Caldas.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da OAB/RJ no YouTube, onde pode ser assistido na integra.
PUBLICIDADE
OAB/RJ - Av. Marechal Câmara, 150 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-080 - Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150
atendimento@oabrj.org.br - 2012 - OAB/RJ online - Todos os direitos reservados.
Fechar(x)